Por que estudar Nutrição na nossa Universidade?

Postado em 17/01/2018 15h26min e atualizado em 11/09/2019 17h54min

Por Nicole Morás

O curso de Nutrição foi avaliado em 1º lugar no RS e 3º na região Sul do Brasil conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e isso já é mais do que suficiente para você estudar aqui. Mas se precisar de mais motivos, confira abaixo:

1 - Laboratórios modernos

A ampla e moderna estrutura de laboratórios, os quais são utilizados nas disciplinas desde o primeiro semestre. Dentre eles estão os Laboratórios de informática, Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Habilidades I para aulas de anatomia e fisiologia, Laboratório de bromatologia, histologia, microscopia e microbiologia, Laboratório de avaliação Nutricional, análise sensorial, educação nutricional e técnica dietética, além de contar com uma biblioteca com referências na área amplamente atualizada.

Tuane Eggers

2 - Oportunidade de estágios

Possuem à disposição, no curso, oportunidades de realização de estágios obrigatórios ou voluntários no Centro Clínico Univates, participando em grupos de saúde na Clínica Regional de Educação e Saúde (CURES) e realizando atendimentos nutricionais individuais no Ambulatório de Nutrição, atendendo a usuários encaminhados pela rede de atenção em saúde da região. O ambulatório de nutrição conta com 4 amplas salas de atendimento clínico equipadas de última geração para a realização da avaliação nutricional, bem como um software de Nutrição para o cálculo dos planos alimentares e 2 nutricionistas egressas contratadas para auxiliar os estudantes nos atendimentos com a permanente supervisão de professores do curso

Outras possibilidades de vivências interdisciplinares em saúde também oferecidas aos estudantes do curso de nutrição é a participação no Projeto de Extensão da Instituição denominado “Ações interdisciplinares de cuidado em saúde bairro Santo Antônio - Lajeado/RS” (PI) e PET-Saúde/GraduaSUS. O PI conta com a participação voluntária dos estudantes e objetiva promover ações interdisciplinares de cuidados em saúde neste local, como forma de contribuir com o processo de formação dos estudantes. Já, o PET-Saúde/GraduaSUS aproxima tutores (professores do curso de nutrição), preceptores (nutricionistas da rede de saúde do município) e estudantes de Nutrição do PET-Saúde/GraduaSUS  com a comunidade dos bairros Santo Antônio, São José e Conservas do município de Lajeado/RS com o objetivo de integrar ensino-serviço-comunidade por meio de ações para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde.

3 - Oportunidades internacionais, de pesquisa e estágio remunerado

Os estudantes possuem várias outras oportunidades durante a graduação, incluindo intercâmbio internacional, estágios remunerados em empresas de alimentação, hospitais, clínicas e prefeituras que contam com a atuação de nutricionista responsável, bem como produzirem resumos e artigos científicos desde o primeiro semestre nas disciplinas, estágios e trabalho de conclusão, o que amplia a oportunidade de realização de mestrado e doutorado devido ao currículo diferenciado no momento da conclusão do curso. Atualmente, contamos com 150 artigos publicados com alunos de Nutrição na Univates. Este estímulo à pesquisa torna o estudante mais crítico e participativo nas disciplinas, estágio e trabalho de conclusão.

4 - Metodologia ativa para aprendizado significativo

Os professores estão se capacitando com cursos, oficinas e fóruns sobre metodologias ativas desde 2013, o que está sendo amplamente utilizado na sala de aula, com uma proposta de inserir o aluno na prática profissional desde o primeiro semestre, tornando seu aprendizado mais significativo e sua postura mais autônoma.

Tuane Eggers