Relação entre atitudes e palavras foi o tema de redação no Vestibular Complementar

Postado em 28/01/2018 14h59min e atualizado em 29/01/2018 17h12min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A Univates realizou neste domingo, 28, mais um processo seletivo. A prova única de redação foi aplicada no campus de Lajeado para ingresso em 37 cursos oferecidos pela Instituição.

A partir da leitura dos trechos de dois textos - Minha Mulher, do jornalista Marcos Piangers e Linguagem Politicamente Correta, do escritor Rubem Alves, os candidatos desenvolveram a redação sobre a relação entre palavras e atitudes. Eles foram instigados a refletir e dissertar sobre a autonomia dos vocábulos.

Daniele Theves foi a primeira candidata a entregar a prova

Nicole Morás

A primeira candidata a entregar a redação foi Daniele Theves, de Lajeado, que concorre a uma vaga para o curso de Ciência Contábeis. “A prova foi tranquila e, como eu concluo o Ensino Médio na próxima semana e estou estudando ainda, não houve nenhuma preparação especial”, disse ela, que prestou seu primeiro Vestibular na Univates. “A ideia é me matricular e estar aqui no início do semestre. Estou um pouco nervosa com essa baita mudança que é da escola para a universidade”, finalizou ela.

Para reitor da Univates, Ney José Lazzari, o processo seletivo inaugura novas modalidades de pagamento. “A Univates está oferecendo, a partir deste vestibular, o Credivates 2.0, com novas opções de pagamento para que os alunos possam entrar antes no mercado de trabalho, tendo seu diploma em menos tempo, e efetuando o pagamento em maior tempo. Também oferecemos o Bolsa Licenciatura, iniciativa importante para incentivar quem quer trabalhar com educação”, analisa.

Os resultados do processo seletivo serão publicados até a próxima quarta-feira, dia 31, no site da Univates. As matrículas deverão ser feitas no Atendimento Univates (Prédio 9), na quinta e na sexta-feira, dias 1º e 2 de fevereiro, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 20h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vestibular@univates.br ou pelo 0800 7 07 08 09.

Programação especial para quem esperava os vestibulandos

O campus da Univates, com exuberantes áreas verdes, agradou os visitantes. Os diversos espaços de lazer acolheram familiares e amigos de quem prestava o vestibular. Os acompanhantes também tiveram coquetel e entrega de brindes na Cafeteria do Teatro Univates.

Elise Bozzetto

Quem veio de Cachoeira do Sul para acompanhar o filho foi o casal Marta de Castro Dickow e Rudi Germano dos Santos Dickow. O candidato, Nichollas, presta vestibular para uma vaga no curso de Engenharia da Computação. “A gente sempre ouviu falar muito bem da Univates, tanto da estrutura, que realmente é muito boa, quanto da qualidade de ensino”, comenta a mãe. A filha do casal, Steffy Dickow, é estudante do curso de Medicina da Univates desde 2017, o que ajudou na escolha de Nichollas pela Instituição. “Quando viemos conhecer a Univates, nosso filho comentou que gostaria de estudar aqui e a gente incentivou pois gostamos muito da Universidade”, declara Marta.

Ingressantes podem optar por novas formas de pagamento

Para novos estudantes são disponibilizadas quatro formas de pagamento facilitado. Com isso, o ingressante poderá planejar a realização das disciplinas e sua vida financeira. Além do pagamento por carga horária contratada, pelo Credivates 2.0 o ingressante terá três opções de parcelamento com valor fixo de parcela do início ao fim do curso, sobre o qual irá incidir apenas o reajuste anual do valor das mensalidades da Univates. Para o curso de Administração, por exemplo, o estudante poderá optar pelo pagamento da carga horária contratada com parcelamento em 48x, 72x ou 96x.

Outra alternativa é o Bolsa Licenciatura, nova oportunidade de pagamento da Univates, pode gerar economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas pelo estudante. Voltado a estudantes dos cursos de licenciaturas presenciais, as mensalidades serão fixas durante o ano, e reajustadas anualmente conforme percentual de reajuste aprovado pela Instituição. Esse valor é indiferente ao número de disciplinas cursadas pelo estudante no semestre. Ou seja, para o ingressante de 2018A, por exemplo, a mensalidade será de R$ 893,00 para pagamento até a data do vencimento.