VestVates recebe novos estudantes

Postado em 26/02/2018 17h30min e atualizado em 26/02/2018 17h33min

Por Nicole Morás

Organizado por alunos voluntários dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari, o VestVates - cursinho popular da Univates - recebeu matrícula de 30 estudantes que compõem a turma de 2018. Os selecionados são estudantes ou formados no Ensino Médio em escolas públicas que não têm condições de estudar em cursos particulares e irão prestar vestibular ou realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Um dos estreantes no VestVates é Gabriel Piacini, que cursa a 3ª série do Ensino Médio em Venâncio Aires. Ele ficou sabendo do projeto por sua irmã, Mirela, que é estudante de Engenharia Civil na Instituição. “Como estudo aqui, fiquei sabendo e indiquei para ele. Não tive a oportunidade de fazer um cursinho assim, mas acho muito legal a iniciativa dos estudantes da Univates de oferecer a atividade gratuitamente, pois é uma aprendizagem para eles e também para quem está no Ensino Médio”, explicou Mirela. Como as aulas do VestVates ocorrem à noite, Mirela e Gabriel poderão conciliar os horários e virem juntos para o campus.

Outra participante é Carolina Rosa Nunes, que volta a frequentar o VestVates neste ano. “Participei da turma de 2017, quando tivemos seis semanas de aulas intensivas. Costumo dizer que aprendi mais nessas seis semanas do que durante todo o meu Ensino Médio. Como não entrei na universidade ainda, resolvi tentar de novo”, revelou a lajeadense. Carolina também elogiou a iniciativa dos estudantes da Univates e disse que não os vê como professores ou estudantes, mas como “pessoas boas que querem passar aos outros o que lhes foi ensinado, e é muito gratificante fazer parte desse projeto”.

As aulas do VestVates acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h10min às 22h30min, no Tecnovates. No total, foram disponibilizadas 30 vagas gratuitas. Durante o curso serão abordados os conteúdos mais cobrados nas provas do Enem nos últimos anos. Além das quatro áreas do conhecimento exigidas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), o curso dará uma abordagem especial à redação, prova de grande importância na composição da nota final do exame.

Mais informações podem ser conferidas no site www.vestvates.com.br ou pelo e-mail vestvates@univates.br.