Turma de Pedagogia recebe bebês para ensino da corporeidade

Postado em 22/03/2018 21h21min e atualizado em 22/03/2018 21h28min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A turma da disciplina Saberes e Práticas da Corporeidade II, do curso de Pedagogia da Univates, realizou nesta quinta-feira, 22, uma atividade voltada a bebês de zero a três anos com o objetivo de criar desafios motores para as crianças e oportunizar que as estudantes conduzissem a prática de experimentação corporal dos bebês.

De acordo com a professora Silvane Isse, a metodologia de trabalho é baseada na organização do espaço propondo desafios motores a partir de colchões, cubos de espuma, pequenos escorregadores, bolas de diferentes tamanhos e tecidos. “A disciplina trata da criação de propostas pedagógicas e recursos didáticos para o ensino da corporeidade na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, explica ela.

Nicole Morás

Uma das crianças a participar da atividade foi Sofia Isabelli da Costa, de nove meses. A mãe Ellen Schlabitz resolveu trazê-la, pois acha importante que a pequena se relacione com outras crianças. “A Sofia começou a ir na creche há um mês e percebo que é bom que eles tenham contato com outras crianças. Ficamos sabendo da atividade pela madrinha da Sofia, que é aluna da disciplina, e foi uma oportunidade de conhecermos a Univates”, explicou Ellen.

Para Tatiana Hofstatter, que é aluna da disciplina e madrinha de Sofia, além de os bebês terem uma vivência e explorarem as possibilidades do próprio corpo ao interagirem com os materiais do espaço, a atividade é um aprendizado também para as futuras professoras. “Percebemos que é possível fazer diferente em sala de aula, descobrir novos usos para materiais e objetos e realizar práticas educativas e pedagógicas”, analisou ela.

Além da atividades com bebês, a turma realiza, no dia 05 de abril, pela manhã, oficinas com turmas dos anos iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Otília Corrêa de Lima.

Bolsa Licenciatura

A partir deste ano a Univates oferece a Bolsa Licenciatura, uma forma de financiamento que possibilita aos estudantes dos cursos de licenciatura o pagamento de mensalidade fixa por mês, independentemente da carga horária contratada no semestre. O benefício pode gerar economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas pelo estudante. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/bolsalicenciatura.