Seminário reúne estudantes de licenciatura EAD da Univates

Postado em 24/03/2018 11h09min e atualizado em 26/03/2018 16h46min

Por Elise Bozzetto

Neste sábado, dia 24, a Univates promoveu um encontro para discutir formação e carreira docente. A atividade, presencial e não obrigatória, foi oferecida aos estudantes dos cursos de licenciatura da modalidade a distância. Participaram futuros professores de história, letras, pedagogia e ciências biológicas.

Elise Bozzetto

A professora Morgana Domênica Hattge, coordenadora dos Cursos de Licenciatura na modalidade EAD da Univates, iniciou o momento dando as boas-vindas, explicando as metodologias utilizadas pela Univates e trazendo discussões sobre a formação de professores, formação continuada, representação na carreira docente e desafios contemporâneos à docência.

“Este é um momento importante, que é oferecido para que vocês possam conhecer e passar a também aproveitar a estrutura da Univates. Encontros como este também são uma oportunidade para trabalhar de forma interdisciplinar com colegas de diferentes formações. Hoje, nas escolas, cada vez mais é importante o trabalho compartilhado entre diferentes áreas. O planejamento nas escolas caminha para a multidisciplinaridade”, ressalta a coordenadora.

Durante o dia, os estudantes puderam conhecer e aproveitar os laboratórios de ensino da área das licenciaturas. Para Natália Cima, de Lajeado, diplomada pela Univates em Farmácia e hoje estudante de Pedagogia, voltar para a Instituição tem sido uma boa experiência. “Sempre gostei muito do trabalho da Univates, é uma instituição séria. Fiz minha graduação aqui e conheço a qualificação dos professores e da estrutura. Como gostei muito de ter estudado aqui, resolvi voltar para fazer pedagogia”, explica a aluna.

Elise Bozzetto

Para Natália, a escolha pelo EAD foi pela praticidade. “Trabalho muito, não teria disponibilidade para estar aqui presencialmente todas as noites. Por isso, optei por fazer o EAD, pela praticidade e flexibilidade, já que a qualidade da Univates eu conheço”, explica. Natália retornou aos estudos para se aperfeiçoar como professora de violino. “Sou farmacêutica mas também dou aulas particulares de violino e em escolas. É importante para mim também ter esta formação. Além disso, conhecimento nunca é demais”, defende.

Inscrições abertas

As inscrições para prova agendada podem ser feitas no site www.univates.br/ead. Ainda há a opção de ingresso com a nota da redação do Enem, com nota de processo seletivo anterior realizado na Univates ou com histórico de instituição de Ensino Superior (diplomado ou estudante).

Com 13 cursos de graduação e tecnológicos oferecidos em 2018, o Univates EAD oferta, na área das licenciaturas (formação de professores), os cursos de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia. Já os bacharelados disponíveis são Administração e Ciências Contábeis. As opções de Superior de Tecnologia são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

Mais informações sobre os cursos e as provas agendadas podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br.