Novo conjunto arquitetônico da Univates terá estrutura diferenciada

Postado em 22/02/2012 14h37min

Por Tuane Eggers

Na última semana, a Univates deu início às obras de terraplanagem do seu novo conjunto arquitetônico. Serão cerca de 10.000 m² de construção, abrigando a nova biblioteca, teatro para 1.200 pessoas, salas especiais e área de lazer.

O teatro será preparado para receber qualquer tipo de espetáculo, devido a sua moderna estrutura. O projeto cênico e de iluminação está sendo elaborado por uma empresa de São Paulo, responsável pela produção de cenotecnia dos maiores teatros do país.

Conforme a arquiteta responsável pelo projeto arquitetônico, Camila Mirapalhete, o projeto do teatro conta com camarins individuais e coletivos, 1.200 assentos com acessibilidade especial, coxias, quartelada (conjunto de pranchas que formam o assoalho do palco e que podem ser removidas para abaixar o nível da estrutura), urdimentos, varandas de manobra e passarelas de iluminação cênica.

A estrutura do palco do teatro conta com uma boca de cena com cerca de 17 metros de largura e 8 metros de altura. Segundo Camila, o projeto pode ser comparado a grandes teatros do Rio Grande do Sul. "Pela infraestrutura que está sendo preparada, o teatro poderá receber espetáculos musicais e de dança. O acabamento do local terá o padrão dos maiores teatros do estado", explicou. A obra também contará com telão de cinema para exibição de filmes, congressos ou convenções.

Já a estrutura da biblioteca será em concreto e os fechamentos feitos em alumínio composto e vidro. O primeiro permitirá a correta preservação do acervo da radiação solar e o segundo, a iluminação natural nas salas de estudo. A fachada do local terá duas camadas: entre as duas paredes, haverá um colchão de ar em um espaço de 70 cm em constante circulação. Isso promoverá a circulação de ar entre os dois planos e a redução da transferência de calor para os ambientes internos. "É uma coisa incomum no Brasil, mas muito utilizada na Europa. Além de economizar energia, a medida proporciona maior eficiência na climatização e no conforto térmico", explica Camila.

A biblioteca terá um serviço de funcionamento automatizado, com sistemas de autorretirada e autodevolução de materiais do acervo. Além disso, o sistema de pesquisa contará com telas touch screen para facilitar o acesso. Outro espaço do conjunto arquitetônico é a praça, que contará com um memorial do egresso, onde estarão gravados os nomes de todos os diplomados pela Univates. Além disso, também haverá espelhos d'água para umidificar o ar e refrescar o ambiente.

De acordo com a arquiteta Camila, a obra será um espaço de contemplação, leitura e convite ao pensamento livre. "No conjunto arquitetônico serão abrangidos todos os públicos, pois o uso será acadêmico e público, reunindo muitas pessoas com diferentes focos", conta.

Os tapumes utilizados durante as obras são feitos de material reciclado e visam a garantir a segurança das pessoas que circulam pelo local. O andamento das obras pode ser observado pelas aberturas nos tapumes. Em breve, a construção também poderá ser acompanhada pela internet.

Estão abertas as inscrições, até o dia 7 de março, para a seleção do nome para o novo conjunto arquitetônico. O concurso permite a participação de alunos, professores e funcionários da Univates. O edital pode ser conferido pelo site www.univates.br/concursocultural.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetosarquitetura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5444.

Texto: Tuane Eggers