Semana Acadêmica de Comunicação Social inicia com o tema “Crescimento Econômico Recente”

Postado em 14/05/2012 21h54min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 14, o curso de Comunicação Social da Univates deu início à sua 11ª Semana Acadêmica, que aborda o tema “A Nova Classe C” e prossegue até a próxima sexta-feira, dia 18. A atividade iniciou com a palestra “Crescimento Econômico Recente: até onde podemos ir?”, ministrada pelo professor de economia da Univates e analista do Banco Central, Eduardo Lamas.

No início da noite, foram apresentados vídeos relacionados ao tema do evento, feitos por alunos do curso. Em seguida, Lamas iniciou sua palestra falando sobre conceitos determinantes para um crescimento econômico ao longo prazo. “Quando a gente fala da nova classe média, não podemos esquecer da questão da sustentabilidade”, disse ele, lembrando que não há nenhum processo de crescimento econômico com instabilidade macroeconômica.

Para o palestrante, o problema do Brasil é que não há como crescer sem poupança e investimento. “Na China, a taxa de poupança é de 45%. No Brasil é de R$ 19%”, explicou Lamas, salientando que não há economia que resista a altas taxas de crescimento econômico sem altas taxas de poupança e investimento. Enquanto mostrava gráficos comparando o Brasil com outros países, o professor lembrou o quanto o país deixou de ganhar por não investir adequadamente em educação.

O evento continua nesta terça-feira, com a palestra “A Escala e a Classe C”, lecionado pelo diretor da Agência Escala, Fernando Röhsig. O evento ocorre a partir das 19h30min. Já na quarta-feira, no mesmo horário, o tema abordado será Eventos Sociais: o novo alvo da classe C”, ministrado pela profissional de relações públicas Patrícia Miranda. Na quinta-feira, dia 17, a partir das 19h30min, ocorre a palestra “Jornalismo Popular: dialogar com as classes C e D é possível”, ministrada pela editora do jornal Diário Gaúcho, Rozanne Adamy. Todas as palestras serão realizadas no auditório do Prédio 11.

Para encerrar a programação, na sexta-feira, dia 18, serão realizadas oficinas com Caetano Vasto, da Impresul; com o fotógrafo Juremir Versetti; e com César Krunitzky e Maico Eckert, do Mazup. As atividades ocorrem, a partir das 19h30min, em laboratórios do Prédio 11.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011, pelo site www.univates.br/comunica ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Para Lamas, o problema do Brasil é que não há como crescer sem poupança e investimento

Tuane Eggers