Univates inaugura Prédio 17, obra com princípios sustentáveis

Postado em 24/05/2012 21h41min

Por Ana Paula Vieira Labres

Mais um espaço permitirá que os alunos da Univates estejam preparados para o mercado de trabalho, ao aplicarem conhecimentos teóricos e realizarem experimentos. Esse é um dos propósitos do Prédio 17, inaugurado na noite desta quinta-feira, dia 24. O local conta com mais de 2.300m² de área construída e localiza-se nos fundos do Complexo Esportivo. O investimento foi de 4,7 milhões, sendo na obra física R$ 3,9 milhões e R$ 800 mil em equipamentos e móveis, priorizando o conforto dos acadêmicos que desenvolverão atividades no local.

A solenidade de inauguração contou com a presença da Reitoria da Univates, de autoridades de Lajeado e região, empresários, veículos de comunicação e demais envolvidos na construção da obra e na montagem dos laboratórios que compõem o Prédio 17. Os convidados acompanharam o vídeo com o tour virtual pelas dependências do prédio e a apresentação do Coral Vocalize, que é patrocinado pela Univates.

A nova estrutura reúne, especialmente, os cursos das áreas das engenharias (Ambiental; Civil; Computação; Alimentos; Controle e Automação; Produção; Mecânica e Química) e os cursos de design (Gráfico; Moda e Produtos). Sua construção implementou conceitos e tecnologias de sustentabilidade, que oferecem mais conforto aos usuários e eficiência energética para a edificação, com isolamento térmico e ventilação com efeito chaminé.

Entre os laboratórios existentes no local estão: Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia; de Usinagem CNC; de Processos de Fabricação; de Desenvolvimento de Produto; de Termodinâmica e Motores de Combustão Interna; de Tecnologias de Construção; de Solos e Betumes; de Infraestrutura de Telecomunicações; de Hidrologia e Mecânica dos Fluidos; de Tecnologia em Moda e Acervo de Moda.

O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), Mouriac Halen Diemer, destaca que os laboratórios permitem aos alunos aplicar conhecimentos teóricos e fazer experimentações, preparando-os para a vida profissional e garantindo, assim, formação integral. “A construção deste espaço revela o compromisso que a Univates tem com a qualidade de seus cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Moda, e o comprometimento com o desenvolvimento de nossa região, formando profissionais preparados para os desafios da profissão”, ressalta o professor.

Confira os depoimentos:

Mouriac Halen Diemer – coordenador do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec)

“O engenheiro é o profissional que aplica as áreas da química, matemática e física. É ele que cria e aperfeiçoa um trabalho ou material. Um país que deseja mais qualidade de vida precisa de engenheiros e, a Univates, há mais de 10 anos vem formando engenheiros.

Cerca de mil alunos frequentarão os laboratórios do Prédio 17 que auxiliarão para uma formação ainda mais qualificada. E isso, já é comprovado em números. As avaliações externas atestam a qualidade no ensino. Do total de 21 notas dos cursos da área de engenharia, 76% são notas 4, numa escala que vai de 1 a 5.”

Sidnei Zen – Vice-Prefeito Municipal de Lajeado

“É uma satisfação ver o desenvolvimento desta universidade com a conclusão de um prédio deste nível. Parabenizo pelo projeto, pela construção e, principalmente, pela preocupação com o meio ambiente. Um dos principais motivos que levam o desenvolvimento do Vale do Taquari é a qualidade no ensino. Fruto disso, é a nossa universidade”.

Ney José Lazzari – Reitor da Univates

“Nós fazemos parte de uma sequencia de iniciativas de pessoas que passaram pela construção de uma educação qualificada. Há 42 anos, a Univates atende a demanda de mercado que precisa de profissionais qualificados. O Prédio 17 é uma área portadora do futuro. É um avanço não só para a Univates, mas para a região. Alunos de 12 cursos utilizarão esses laboratórios. Cerca de dois mil e seiscentos deles são da área tecnológica.

Dados mostram que em 2010, no Brasil, 38 mil engenheiros se formaram, o que corresponde a 5% do total de profissionais formados. E a média mundial é de 14%. Hoje, estamos ajudando a melhorar esses índices, não só para a região, mas também para o paísl.

Estamos construindo uma universidade e levando adiante o que se sonhou há mais de 40 anos”.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Inaugurada nova estrutura da Univates: Prédio 17