No Dia C da Ciência, Univates apresenta projetos de pesquisa

Postado em 26/10/2017 14h06min e atualizado em 18/01/2018 16h08min

Por Nicole Morás

Artur Dullius

Para mostrar à comunidade a importância da pesquisa, foi comemorado em todo o Brasil na última quarta-feira, 25, o Dia C da Ciência. A mobilização de instituições de ensino e pesquisa buscou apresentar impactos de estudos científicos no cotidiano das pessoas. Na Univates, a iniciativa foi incorporada à Feira de Cursos e apresentou a cerca de cinco mil estudantes de Ensino Médio a importância das pesquisas .

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius, a Instituição estimula a pesquisa apoiando projetos, incentivando pesquisadores e  por meio dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e dos programas de iniciação científica e tecnológica. “Diretamente estão envolvidos 60 professores doutores e

149 alunos com bolsa de iniciação científica”, afirma ela.

Acompanhando a exposição das pesquisas na Univates, a professora Ioná Carreno destacou a oportunidade de estimular a pesquisa na graduação. “Quem tem a oportunidade de ser bolsista de pesquisa geralmente acaba tendo um outro olhar sobre a sua área de atuação, pois os projetos são interdisciplinares e apresentam uma nova perspectiva. Além disso, é uma porta de entrada para estudantes interessados em seguir carreira acadêmica e docência”, avalia ela.

Saiba mais

O Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.