Alunos e professor da escola italiana Liceo Linguistico Cadore visitam a Univates

Postado em 16/11/2017 10h13min e atualizado em 16/11/2017 10h28min

Por Ana Amélia Ritt

Divulgação

Um grupo de 18 estudantes da escola italiana Liceo Linguistico Cadore, participantes de um intercâmbio entre Brasil e Itália, acompanhado pelo professor Giuseppe Calafiore, visitou a Univates na última segunda-feira, 13. Os visitantes, recebidos pela professora de Língua Italiana do Univates Idiomas, Maria Eloísa Reckziegel Spadoni, e pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Janaíne Trombini, fizeram um tour pela Instituição.

Segundo Janaíne, a aproximação com o grupo é relevante para a investigação desenvolvida em sua tese. “Recebê-los potencializa o processo de internacionalização entre Brasil e Itália”, acredita a doutoranda, que, em janeiro de 2018, acompanhará um grupo de pessoas do Vale do Taquari para a região norte da Itália. No país realizará parte de sua pesquisa de doutorado intitulada “Ambiente e cultura em espacialidades ítalo-brasileiras: comparativo entre regiões norte italianas e de colonização do Vale do Taquari”, cujo orientador é o professor Luís Fernando Laroque.

Além disso, a visita também contribui para o grupo de pesquisa do projeto “Identidades étnicas em espaços territoriais da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas/RS: história, movimentações e desdobramentos socioambientais”, coordenado pelo professor Dr. Luís Fernando da Silva Laroque e vinculado ao PPGAD, pois a imigração italiana é abordada nas pesquisas.

Divulgação

Na Univates, o grupo visitou a TV e a Rádio Univates, tendo momentos de participação ao vivo nos programas. Após, conheceram as estruturas do Teatro e da Biblioteca. Por último, foram recepcionados no Tecnovates. “O grupo ficou muito satisfeito com a visita, os participantes fizeram várias perguntas e tiraram muitas fotos nos locais em que passaram”, afirmou Janaíne.

Saiba mais

O grupo italiano, da cidade de Auronzo di Cadore, região de Belluno, no norte da Itália, chegou ao Vale do Taquari no dia 11 e ficará até o dia 22. O intercâmbio 2017-2018 é realizado pela Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos), formada pelos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis e Putinga. O projeto visa à aproximação entre as línguas italiana e portuguesa por meio de intercâmbio de 15 dias, tanto no Brasil como na Itália. Os estudantes são acolhidos nas famílias e têm a oportunidade de conhecer ao vivo a cultura e aproximar-se da língua.