Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates agora é Universidade do Vale do Taquari

Postado em 26/07/2017 10h32min

Por -

Nesta quarta-feira, dia 26, o Vale do Taquari, que há 50 anos uniu forças para trazer o ensino superior à região para qualificar e desenvolver pessoas, colhe um fruto importante de um trabalho coletivo: a Univates recebe a concessão do título de universidade. A homologação, por meio da Portaria n° 897, publicada hoje no Diário Oficial da União e assinada pelo Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, foi muito comemorada pela comunidade acadêmica.

O primeiro público a receber a notícia, logo pela manhã, foram os colaboradores da Instituição. Na parte da tarde, um brinde coletivo reuniu professores, funcionários técnico-administrativos, bolsistas, estagiários e terceirizados no Centro Cultural Univates para comemorar a conquista. Na ocasião, o reitor da Universidade do Vale do Taquari, Ney José Lazzari, discursou sobre o histórico da Instituição e a importância de cada um na construção do ensino superior na região. “Somos hoje de direito o que já éramos em nossa essência. A Univates, que há 50 anos iniciava sua trajetória a partir do sonho de pessoas que acreditavam que nosso Vale poderia ser grande e se desenvolver a partir do conhecimento, agora alcança o status de Universidade. Somos a Universidade do Vale do Taquari. Somos grandes pois somos coletivos. Fomos construídos por muitas mãos, constituídos por muitas lutas e sonhados por muitas mentes”, enfatizou Lazzari.

Para o reitor, ser uma instituição comunitária é incorporar os fundamentos e os objetivos de um projeto coletivo regional: o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico. “Como instituição pública não estatal, nosso patrimônio pertence à comunidade na qual estamos inseridos. Nossos projetos de extensão e ações comunitárias já beneficiaram mais de uma centena de milhares de pessoas. Essas ações, aliadas à pesquisa, ao ensino de qualidade e voltadas para a promoção de iniciativas emancipatórias da sociedade, fazem com que o impacto que produzimos na vida das pessoas seja tão grande quanto o impacto que a comunidade tem no nosso crescimento. E agora, enquanto Universidade, temos um grande desafio pela frente: por meio das nossas pesquisas sermos referência em transferência de tecnologia. Hoje não apenas transmitimos novos conhecimentos como também geramos novos conhecimentos”, reforça o reitor.

À noite, a partir das 19h30, a Instituição realiza um evento aberto à comunidade em frente ao Centro Cultural Univates. Haverá queima de fogos de artifício e apresentação da banda Hello Ms.Take. As comemorações seguirão ainda no mês de agosto com mais um evento voltado aos estudantes e à comunidade. Mais informações serão divulgadas no retorno das aulas. 

O que a região tem a dizer

Para o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, é indiscutível a contribuição da Univates para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Taquari. “Além da formação universitária, a Univates contribuiu para que os jovens permaneçam nos seus municípios de origem e possam colaborar, no futuro, com suas comunidades. É preciso destacar também a atuação da Universidade nas questões regionais, estabelecendo sólidas parcerias com os municípios e com as demais entidades regionais, entre elas a Amvat, com a qual a Instituição sempre manteve uma relação cooperativa e com o objetivo de contribuir para o crescimento do nosso Vale”, enfatiza. 

Já a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, Greicy Weschenfelder, destaca o crescimento planejado e sustentável que a Univates ostentou durante sua história. “A Univates hoje representa para a região nosso esteio. Uma Instituição de renome, que realiza suas atividades para o fomento da região em que está inserida. Notamos o crescimento de forma gradual e planejada. A Instituição volta suas ações para o futuro, sempre alicerçadas na formação de um aluno comprometido com valores como cidadania e proatividade. Sou fruto da Univates, e tenho-a como uma família, pois ainda se cultiva nesta Instituição a ideia de comunidade. E entendo, porque assim me fizeram entender, que o nosso conhecimento deve servir à região, aos outros”, comenta.

Desafios da Universidade do Vale do Taquari

Hoje, a Univates recebe mais de 13 mil estudantes de 159 municípios gaúchos e de 92 cidades de outros estados da federação. Com a responsabilidade de melhorar a vida de tantas pessoas, a Instituição renova o compromisso já firmado com a sociedade: ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico. “Qual será a contribuição da Univates? O que a Universidade, como sucessora do Centro Universitário, trará como valor adicional ao Vale? A resposta é simples: ao lado do ensino superior de alta qualidade que continuará oferecendo, ela trará a tecnologia como ferramenta para viabilizar o potencial social e humano que a região tem para oferecer. Será pelo desenvolvimento tecnológico que a Universidade do Vale do Taquari abrirá novas alternativas para o desenvolvimento regional, possibilitando mais agregação de valor e maior competitividade, e garantindo a sustentabilidade da região pela abertura de novos segmentos econômicos, de alta densidade tecnológica e alto valor agregado”, explica Lazzari.

“Não estamos apenas comemorando uma conquista da comunidade acadêmica da Univates. A Universidade do Vale do Taquari é uma conquista de toda a região e, sobretudo, uma afirmação de que não hesitamos diante dos desafios que o futuro nos reserva. Ousaremos saber e ousaremos agir”, finaliza o reitor.

Confira a publicação alusiva à transformação aqui.

Veja como foi esse dia especial no Jornal da Univates, da TV Univates: www.youtube.com/watch?v=Lo89Nla4dRE

Evento reuniu funcionários da Instituição nesta tarde

Elise Bozzetto

Evento reuniu funcionários da Instituição nesta tarde

Elise Bozzetto

Evento reuniu funcionários da Instituição nesta tarde

Elise Bozzetto

Evento reuniu funcionários da Instituição nesta tarde

Elise Bozzetto

Evento reuniu funcionários da Instituição nesta tarde

Elise Bozzetto

Reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Ney José Lazzari

Nicole Morás

Notícias Relacionadas