Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Água: fonte de pesquisas na Univates

Postado em 22/03/2018 11h09min e atualizado em 22/03/2018 11h22min

Por Nicole Morás

Tuane Eggers

Essencial para a vida, a água é uma substância química e, apesar deste recurso natural ser abundante e estar presente na Terra há bilhões de anos, foi preciso muita pesquisa para se saber, por exemplo, que ela é composta por duas moléculas de Hidrogênio e uma de Oxigênio. Por meio da pesquisa científica também foi possível determinar os padrões de água potável para consumo humano, como se dá o ciclo hidrológico. E os estudos não param por aí. Na Universidade do Vale do Taquari, essa temática é abordada em pesquisas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Confira.

PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

- Gestão da demanda hídrica em sistemas produtivos agroalimentares do Vale do Taquari/RS, coordenada pelo doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne

O estudo busca compreender como funciona a cadeia produtiva de carnes e propor ações para um uso mais racional da água e outros recursos naturais, visando a ganhos sociais e econômicos. Na primeira etapa o estudo focou no processo de abate e produção de embutidos em um frigorífico de suínos, obtendo bons resultados.

- Modelagem, análise espacial e diretrizes para ocupação de áreas suscetíveis a enxurradas e corridas de detritos na bacia hidrográfica do rio Forqueta, RS, coordenada pela doutora Claudete Rempel

O estudo da água também pode ser relacionado à maneira como rios e cursos d’água se comportam. É nesse sentido que a pesquisa é realizada em relação à bacia hidrográfica do rio Forqueta. Nela são analisados fenômenos como enxurradas e os impactos desses desastres naturais nas atividades humanas.

PPGSAS e PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Divulgação

 - “Sustentabilidade ambiental em propriedades produtoras de leite do Vale do Taquari”, coordenado pela doutora Claudete Rempel

A água é um dos indicadores para a sustentabilidade de propriedades produtoras de leite, já que a qualidade da água pode influenciar no produto que você consome em casa. Assim, os objetivos do projeto são elaborar um diagnóstico e propostas de soluções e inovação em metodologia a partir da transferência efetiva de conhecimento para a gestão da propriedade rural, com vistas à melhoria de processos e sistemas, e interagir com os órgãos de assistência técnica, extensão rural e produtores rurais para adequar o processo produtivo às exigências legais ambientais e práticas de produção sustentáveis.

PPGAD

Grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami), coordenado pela doutora Jane Mazzarino

Este grupo tem pesquisado o tema da água nos últimos oito anos, período em que aprofundou estudos sobre a abordagem dada em ações de educação ambiental nas escolas de Lajeado, assim como em notícias de enchentes publicadas em jornais de circulação no Rio Grande do Sul. A relação da comunidade de Marques de Souza com esse recurso hídrico foi aprofundada, com artigo publicado em revista internacional, sendo o município escolhido devido à grande enchente de 2010. Em seguida a crise da água paulista, de 2015, foi investigada a partir da midiatização dada ao tema por organizações governamentais (Agência Nacional das Águas e Sabesp), organizações não governamentais (ONGs nacionais e internacionais), comitês de bacias hidrográficas e comunidade do Facebook.

O Comitê de Bacia Taquari-Antas foi estudo de caso de uma aluna do doutorado do PPG Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), que analisou processos de informação, participação e tratamento de conflitos. O programa de educação ambiental na Bacia Hidrográfica Paraná 3, que tem como protagonista a Itaipu Binacional e municípios do território, é tema de investigação de outra doutorando do PPGAD. Permeiam os estudos do grupo de pesquisa Ceami os conceitos de comunicação ambiental, educação ambiental, governança hídrica, cidadania e direito à informação.

- “Efeitos da fragmentação de habitats sobre a biodiversidade da taxocenose de Odonata (Insecta: Odonata) na porção do bioma pampa do Rio Grande do Sul”, coordenada pelo professor Eduardo Périco

A água é um importante indicador ambiental e o grupo de espécies da ordem Odonata (Insecta: Odonata), por apresentar parte do ciclo de vida aquático, auxilia a detectar a qualidade dos recursos hídricos dos locais onde elas ovipositam. Isso porque as libélulas refletem a qualidade da água, ou seja, alterações no ambiente afetam a água e, por consequência, a população de libélulas. Assim, se há libélulas, é provável que a água das proximidades seja de melhor qualidade. O bioma pampa sofre, desde os anos 70, forte degradação causada pela implantação da agricultura, aumento da intensidade de pastejo e introdução de espécies de árvores exótica, como Eucalipto e Pinus. Isso tudo impactou nos recursos hídricos da região. O projeto busca identificar espécies de libélulas que funcionem como indicadores confiáveis da qualidade das águas.

Nicole Morás

Eletroquímica aplicada às ciências ambientais: detecção, tratamento e geração de energia, coordenado pela doutora Simone Stülp

Com o avanço das problemáticas e impactos ambientais, são necessários estudos que foquem no desenvolvimento de tecnologias que sejam aplicadas aos sistemas ambientais. Dentre essas tecnologias podem-se destacar as que visam ao reuso tanto de água como de insumos em diferentes processos, ou ainda aquelas que propiciem a geração de energia e obtenção de novos materiais. O projeto de pesquisa, em continuidade, visa ao estudo de tecnologias aplicadas às ciências ambientais, por meio de estudos de degradação, reuso, geração de energia e obtenção de biomateriais, contemplando, dessa forma, aspectos ligados à linha de pesquisa Tecnologia e Ambiente.

PPG em Biotecnologia (PPGBiotec)

Detecção e remoção de micropoluentes em sistemas de captação de águas superficiais e efluentes, coordenado pela doutora Lucélia Hoehne

Uma das ações da pesquisa é verificar se há a presença de micropoluentes do tipo fármacos (amoxicilina, azitromicina, cefalexina, norfloxacina, ciprofloxacina e benzetacil) no rio Taquari e propor um modelo de tratamento para a eliminação dessas substâncias da água.

Também nesta pesquisa trabalha-se no desenvolvimento de nanobiossensores que possam detectar a presença de herbicidas na água, mesmo em baixas concentrações, o que pode facilitar o diagnóstico, de modo que o analista pode fazer a análise no próprio local sem a necessidade de enviar amostras para um laboratório, por exemplo. Isso diminui os custos e agiliza o resultado.

Saiba mais

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de destacar a importância desse recurso para a vida e a necessidade de sua preservação. Anualmente é eleito um tema para que seja dada visibilidade ao assunto, sendo para 2018 o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos. Além disso, no dia 22 de março de 1992 a ONU publicou a Declaração Universal dos Direitos da Água.