Professora é contemplada com bolsa do CNPq na área de Ensino e Aprendizagem

Postado em 29/03/2017 10h29min

Por -

A professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates, Marli Teresinha Quartieri, foi contemplada com Bolsa de Produtividade em Pesquisa - Categoria 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela submeteu à análise do Comitê de Educação do CNPq, na área de Ensino e Aprendizagem, um projeto que busca formas de despertar o gosto pelas Ciências Exatas (Matemática, Física e Química) na Educação Básica.

Com a aprovação da bolsa, com vigência de três anos, Marli e o grupo de pesquisa “Tecnologias no Ensino” desenvolverão o projeto “Atividades Experimentais e Simulações Computacionais: Possibilidades de Despertar o Gosto pelas Ciências Exatas na Educação Básica”. Conforme a professora, a intenção é fomentar metodologias e práticas para que o professor se sinta seguro ao experimentar atividades de ensino com os estudantes. “Dessa forma, entendemos que é possível desenvolver nos alunos, já na Educação Básica, o espírito científico”, analisa Marli.

A bolsa de Produtividade em Pesquisa é concedida após a avaliação de uma série de fatores, conforme a área na qual a pesquisa se enquadra, bem como a produção científica do professor. Para Marli, que é doutora em Educação e mestre em Matemática Aplicada, o recebimento da bolsa é um reflexo do trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa que faz parte, vinculados ao PPGECE e PPGEnsino. Ela defende que o trabalho em conjunto e o compartilhamento de ideias possibilitam avanços nas Ciências Exatas, área vista com certo receio por muitos alunos. “É assim que eu entendo a educação: como uma construção coletiva”, ressalta.

O projeto conta com a participação de professores e pesquisadores do PPGECE e PPGEnsino, bolsistas de graduação, mestrandos e doutorandos da Instituição.
Marli é doutora em Educação e mestre em Matemática Aplicada

Nicole Morás