Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dissertações do PPGECE abordam diferentes estratégias para ensino de ciências e matemática

Postado em 09/03/2018 14h13min e atualizado em 09/03/2018 14h16min

Por Nicole Morás

Tuane Eggers

O desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e novos olhares sobre a educação é um dos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), avaliado com nota 5 na avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2017.

As pesquisas do mestrado profissional resultam em produtos educacionais, disponíveis em www.univates.br/ppgece, e em dissertações, defendidas pelos alunos do Programa. Em 2017 foram realizadas dez bancas de mestrado, nas quais foram abordadas diversas temáticas, como o uso de diferentes metodologias e tecnologias no ensino de Matemática, robótica educacional, ensino da automação, uso de softwares na Física, atividades experimentais, etnofísica, entre outras.

Confira todas as dissertações defendidas no PPGECE em 2017:

(Discente - Título da dissertação - Orientador)

Luís Gustavo Fernandes dos Santos - O ensino da automação por meio da domótica num curso técnico - Dr. Italo Gabriel Neide

Claudionor de Oliveira Pastana - A utilização do software Modellus para o ensino de funções trigonométricas por meio do movimento harmônico simples - Dr. Italo Gabriel Neide

André Gerstberger - Um olhar etnomatemático acerca da utilização dos smartphones nos processos de ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental - Dra. Ieda Maria Giongo

Elise Cândida Dente - Modelagem Matemática e suas implicações para o ensino e aprendizagem da Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do Vale do Taquari - Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Ludmila Maccali - Atividades investigativas para o ensino da álgebra em turmas de 7° ano e 9° ano do Ensino Fundamental - Dra. Marli Teresinha Quartieri

Mateus Mariani - Cartografia e investigação matemática: possibilidades para uma intervenção pedagógica com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - Dra. Marli Teresinha Quartieri

Júlio César Rodrigues da Silva - Etnofísica e gastronomia do noroeste mineiro: possibilidades para uma prática pedagógica no Ensino Médio - Dra. Marli Teresinha Quartieri

Maurício Veiga da Silva - Robótica educacional: um recurso para a exploração de conceitos relacionados à transferência de calor no Ensino Médio - Dr. Wolmir José Böckel

Jaciguara Queiroz Pastana de Oliveira - Atividades experimentais: estratégia para auxiliar no ensino de ciências - Dr. Wolmir José Böckel

Neiva Mara Puhl - Atividades investigativas no estudo da termodinâmica: incentivando a autonomia do estudante - Dra. Miriam Ines Marchi