Biblioteca Digital da Univates

A Biblioteca Digital da Univates - BDU tem como objetivo disponibilizar e viabilizar o acesso rápido de todo o conteúdo gerado pela Instituição (trabalhos de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos, publicações de artigos), criando um ambiente de disseminação, cooperação e promoção do conhecimento em uma escala global.

 

Comunidades na BDU

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 1 de 1

Envios Recentes

Item
Acesso Aberto
DIETA FRUGÍVORA E INFLUÊNCIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO DE Tapirus terrestris (LINNAEUS, 1758) NO SUCESSO GERMINATIVO DAS SEMENTES EM ÁREA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA NA TRANSIÇÃO CERRADO-AMAZÔNIA
(2024-04-12) Pinto , Lucinere Propodolski; Cademartori, Cristina Vargas; Périco , Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4494244221645524; Bordignon, Sérgio Augusto de Loreto; Correa, Luiz Liberato Costa; Pires, Mateus Marques Pires
Em florestas tropicais, encontramos uma grande diversidade de espécies vegetais zoocóricas que dependem de relações específicas com os agentes dispersores, uma estratégia adaptativa que favorece a perpetuação e o sucesso reprodutivo dessas plantas. A dispersão zoocórica envolve a participação de mamíferos, sendo a anta, Tapirus terrestris, um importante representante desse grupo por se destacar na dispersão de sementes grandes a longas distâncias. No entanto, o padrão de frugivoria desta espécie pode variar entre diferentes áreas. Dessa forma, o objetivo geral desta tese foi verificar a composição da dieta frugívora da anta, a viabilidade e e o tempo de germinação das sementes que passam pelo seu trato digestório, em uma área em processo de restauração ecológica. As amostragens foram realizadas no território da Pequena Central Hidrelétrica Guarantã Energética S.A., localizada no município de Guarantã do Norte - MT - na área de transição Cerrado-Amazônia. Foram coletadas amostras fecais mensalmente, de janeiro de 2021 a dezembro de 2022, realizando-se a triagem do material biológico e extraindo-se as sementes, que foram identificadas e armazenadas em sacos plásticos. Realizamos experimentos para testar a porcentagem e o tempo de germinação das sementes, a partir de três tratametnos: A - sementes provenientes das fezes coletadas; B – sementes escarificadas, extraídas de frutos coletados na área de estudo; C - sementes intactas, provenientes de frutos coletados na área de estudo (grupo de controle). Nossos resultados indicam que a anta atua de forma positiva na restauração de áreas degradadas na transição entre o Cerrado e Amazônia, consumindo os frutos e dispersando as sementes de diversas espécies vegetais, contribuindo assim com a regeneração natural e a conservação do ambiente. Das 12 espécies vegetais identificadas como parte da dieta da anta, o consumo de Mirindiba-do-cerrado (Terminalia corrugata (Ducke) Gere & Boatwr., Combretaceae) e Angelim-favela (Enterolobium schomburgkii (Benth.) Benth. Fabaceae) foi superior às demais espécies, não sendo possível afirmar se houve preferência pelos frutos ou se o consumo se deu pela maior oferta. Os experimentos de germinação comprovaram que o sistema digestório da anta influenciou na quebra de dormência e germinação das sementes, atuando sobre a viabilidade e o tempo de germinação das sementes.
Item
Acesso Aberto
OS IMPACTOS DA MINERAÇÃO DE PEQUENA ESCALA DA OPALA NO MUNICÍPIO DE PEDRO II – PI: ASPECTOS INIBIDORES DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
(2024-03) Rodrigues, Rodrigo Amaral; Périco, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4494244221645524; Konrad, Odorico; Santos, Darlene Silva dos; Scacabarossi , Haroldo
A extração mineral é considerada uma atividade de base da economia de muitas nações, apresenta grande importância na geração de emprego e renda e relevante contribuição para o desenvolvimento das regiões mineradoras. Ao mesmo tempo em que ela impulsiona a economia local, por meio de investimentos em infraestrutura e criação de oportunidades para o fortalecimento das micro e pequenas empresas que atuam na região, também faz surgir novos e grandes impactos que envolvem questões sociais, econômicas e ambientais Nesse contexto, encontra-se inserida a extração de opala no município de Pedro II - PI, atividade econômica praticada tradicionalmente desde meados do século XX de maneira rudimentar por meio da pequena mineração. O objetivo deste estudo consiste em analisar os impactos econômicos e socioambientais causados pela atividade minerária da opala no município de Pedro II - PI, e sua contribuição para o desenvolvimento local. Esse estudo constituiu-se numa pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório descritivo que representou os procedimentos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa e atender seus objetivos. Para tanto fez-se uso de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa que abrangeu os atores envolvidos na cadeia produtiva da opala, garimpeiros, lapidadores, comerciantes, gestores e moradores locais. Os resultados encontrados foram analisados a partir da combinação de métodos propostos para este estudo, que ao final permitiu a realização de inferências válidas sobre o objeto de estudo. A partir dos resultados obtidos é possível considerar que atividade minerária da opala representa uma alternativa e oportunidade de desenvolvimento local, para tanto se faz necessário estimular ações sinérgicas mais efetivas da mesma com a sustentabilidade e o fortalecimento das instituições governamentais de apoio e fiscalização por meio da integração e da participação social. Espera-se que esse estudo apresente novas descobertas capazes de traçar novos planos de ação para o desenvolvimento local em sintonia com a mineração.
Item
Acesso Aberto
Área de Ensino em Arquivo: práticas de governo da CAPES - Brasil
(2024) Ribeiro, Inauã Weirich; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Aquino, Julia Groppa; Costa, Cristiano Bedin da; Giongo, Ieda Maria; Olegário, Fabiane
Esta tese, que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), tomou a Área de Conhecimento em Ensino (ACE) da CAPES como objeto de investigação pelas rédeas da arqueogenealogia foucaultiana. A ACE é vinculada à Grande Área de Conhecimento Multidisciplinar, do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, criada em 2011. A ACE diferencia-se organizacionalmente da Área de Conhecimento em Educação (ACEdu), vinculada à Grande Área de Conhecimento de Ciências Humanas, do Colégio de Humanidades. Essa diferenciação foi considerada um acontecimento singular no âmbito da formação de pessoal de nível superior, de modo que possibilitou pensar o seguinte problema de pesquisa: de que modo o ensino emerge enquanto prática, estratégia, tecnologia de governo, do Estado brasileiro, a ponto de ser criada uma área em Ensino desvinculada da área de Educação? O problema de investigação levou a problematizar como o ensino é usado para operar o governo dos pesquisadores e da pesquisa educacional no Brasil por meio da CAPES. Com a abordagem arqueogenealógica foucaultiana, os discursos em torno do ensino funcionam como uma zona de problematização, em que “ensino” foi pensado como uma verdade histórica que pode e deve ser investigada. Com os procedimentos de arquivamento, foi possível produzir um recorte arquivístico referente às práticas de governo da CAPES - Brasil, desde a década de 1950, através da série documental Relatórios de Atividades. Por outra via, a arquivização permitiu pensar condições de possibilidade para a emergência da ACE como área Multidisciplinar desvinculada da ACEdu. Os resultados alcançados com a pesquisa apontam que a divisão das áreas de Ensino e de Educação pode ser vista como um efeito das práticas de governo da pós-graduação operadas pela CAPES. Essas práticas se dispersam nos diversos programas e projetos que a CAPES desenvolveu desde seu início: distribuição de bolsas, intercâmbio de professores, formação de professores através do ensino a distância, eventos, publicações, criação de mestrados profissionais etc. A dispersão das práticas de ensino da CAPES evidenciou o seu caráter multidisciplinar, na medida em que a mesma atua em diversas áreas do conhecimento, por meio de uma série de programas e projetos desvinculados da área Educação. Assim, de um lado, tem-se uma área de Educação, com seus problemas próprios, e, de outro, a área de Ensino, voltada para dar conta da formação de professores de outras áreas do conhecimento. Por fim, é possível concluir que a retirada do “Ensino” da área de conhecimento em Educação é um efeito direto do modo como a CAPES vem governando a pós-graduação no Brasil desde seu período de Campanha (1951-1964). Desse modo é possível afirmar que a área de Ensino da CAPES - Brasil provém da área de Ensino de Ciências e Matemática e as condições de possibilidade para a sua emergência existiram na medida em que a CAPES, desde sua criação na década de 1950, desenvolveu práticas e projetos voltados para o ensino de diversas áreas de conhecimento dissociadas da área de Educação.
Item
Acesso Aberto
PROTAGONISMO INDEPENDENTE: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDOS PRODUZIDOS POR MULHERES NO YOUTUBE ATRAVÉS DO JORNALISMO ESPORTIVO
(2021-07) Hautrive, Gabriela Oliveira; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952; Lohmann, Renata; Schmitt, Felipe
O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, focando os conteúdos que são produzidos pelas jornalistas Luana Maluf e Quetelin Rodrigues através das redes sociais – os canais no Youtube “1x0 Feminino” e “VídeoQueki” –, além de uma entrevista com Quetelin Rodrigues. Com base em autores como Coelho (2005), Lage (2005) e Marques (2016), entre outros, foi possível analisar como as jornalistas se apropriam dos ambientes virtuais e das novas tecnologias nas redes sociais Instagram e pela plataforma broadcast Youtube para produzirem e divulgarem conteúdos esportivos. A proposta busca novos mecanismos e plataformas que possibilitem maneiras de mudar e criar conteúdo com recursos que estão ao alcance das profissionais em uma trajetória mais simplificada do que a de construir carreira em uma empresa, que, neste caso, é a utilização de computadores e smartphones conectados à internet. Estas são tendências sinalizadas pelas jornalistas, indicando a possibilidade de fazer jornalismo independente e ter protagonismo com “liberdade” de atuação através da internet, fugindo do convencional, mas alinhando uma nova forma de atuação dentro do mercado. Esta direção projeta que a pesquisa tenha continuidade para buscar outros adeptos ao jornalismo esportivo por meio das mídias digitais, sem ligação com empresas de comunicação já consolidadas no mercado.
Item
Acesso Aberto
A REPLICAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, Patrícia
Esta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.