Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGSAS realiza estudo sobre uso de recursos hídricos na produção de carnes

Postado em 27/04/2016 11h29min

Por Nicole Morás

Novas tecnologias e novas formas de gestão podem contribuir para melhor sustentabilidade nos processos de produção nas propriedades e organizações. Essa é uma das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates, que compreende as linhas de pesquisa em Sistemas Produtivos Agroindustriais Avançados e em Eficiência Produtiva na Agroindústria. Nesta última é desenvolvida, por exemplo, a pesquisa “Gestão da demanda hídrica em sistemas produtivos agroalimentares no Vale do Taquari”, coordenada pelo professor doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne.

De acordo com Cyrne, o objetivo do estudo é compreender a cadeia produtiva de carnes e propor alternativas que viabilizem maior eficiência no uso de recursos naturais, visando a ganhos sociais e econômicos. “A análise inicial é focada nas cadeias produtivas de aves e suínos de corte, realizada em parceria com a Companhia Minuano de Alimentos e com a Cooperativa Languiru. Buscamos conhecer o processo e verificar pontos de demanda de água e estabelecer parâmetros para propor ações para um uso mais racional desse recurso natural, bastante caro e precioso”, explica ele.

Em um segundo momento, o estudo será desenvolvido na produção primária que atende a indústria de carnes de suínos e aves, desde a produção de grãos até o processo de engorda dos animais. “Buscamos soluções de forma integrada, sendo esta uma pesquisa interdisciplinar com contribuição das áreas da gestão, engenharia ambiental e engenharia mecânica, por exemplo. Uma única área não seria capaz de resolver as questões isoladamente”, cita o professor.

Cyrne acrescenta ainda que o tema da pesquisa já está na pauta dos pesquisadores e o grupo busca realizar intercâmbio com outras instituições, como a Embrapa SE. Além disso, outras áreas poderão vir a ser analisadas, como a cadeia de produção leiteira. “Começamos a pesquisa pela área de produção de carnes por este ser um processo que demanda mais recursos hídricos”, finaliza ele. Mais informações sobre o PPGSAS podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br.

Pesquisa relacionada
No âmbito do PPGSAS, uma pesquisa coordenada pela professora doutora Claudete Rempel busca identificar de que maneira ocorre a sustentabilidade ambiental em propriedades rurais produtoras de leite no Vale do Taquari. Nela um dos itens avaliados são os recursos hídricos, especialmente a qualidade das nascentes e vertentes e a relação com a produção leiteira.

Saiba mais
O PPGSAS tem como objetivo geral formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar o conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar de alimentos, subsidiando uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.

Texto: Nicole Morás

Objetivo do estudo é compreender a cadeia produtiva de carnes e propor alternativas que viabilizem maior eficiência no uso de recursos naturais

Divulgação/Sindiavipar

Notícias Relacionadas