Pesquisa relaciona produtividade leiteira e consumo de água

Postado em 07/12/2016 11h31min

Por Nicole Morás

Uma das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates é a sustentabilidade da cadeia produtiva, que envolve estudos sobre processos de produção nas propriedades e organizações, por meio de aplicação de novas tecnologias e compreendendo novas formas de gestão. Relacionado a esta área, o estudo preliminar “Pegada hídrica da produção de leite in natura: uma análise das principais regiões produtoras do RS” foi apresentado no XVIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), que ocorreu na Universidade de São Paulo, em São Paulo, nos dias 5 e 6 de dezembro.

O trabalho integra o projeto de pesquisa “Desenvolvimento econômico e sociocultural da região do Vale do Taquari/RS”, coordenado pela professora doutora Júlia Elisabete Barden. Segundo a docente, o termo pegada hídrica refere-se ao consumo de água no processo de produção. “Neste caso, a partir de análises preliminares, podemos considerar que, na produção leiteira in natura nas três regiões gaúchas que mais produzem leite, quanto maior a produtividade de leite, menor a pegada hídrica. Ou seja, nos locais onde há maior produtividade há também menor consumo de água, o que impacta positivamente no meio ambiente”, explica.

Segundo a pesquisa, enquanto a pegada hídrica nacional é de 994,2 litros de água necessários para a produção de cada litro de leite (la/ll), no Rio Grande do Sul fica em 449,2 la/ll  e, na área do Conselho Regional de Desenvolvimento Produção, chega a 345,7la/ll. “Embora a produção de leite seja uma atividade importante em termos econômicos e sociais, consome quantidade significativa de água, de forma direta e indireta. Dado que a água doce é tida como um recurso limitado, para garantir a sustentabilidade da atividade, faz-se necessário o desenvolvimento desta produção com maior especialização”, analisa Júlia.

O artigo teve a participação ainda de Fernanda Sindelar, Gustavo Rodrigo da Silva, Bruno Nonnemacher Buttenbender. No mesmo evento foi apresentado também o artigo “Sustentabilidade em Sistemas Orgânicos: uma proposta de avaliação em propriedades rurais”, de Júlia Elisabete Barden, Fernanda Sindelar, Luís Fernando da Silva Laroque, Valdir Jose Morigi, Glauco Schultz.

Média de pegada hídrica por região
Brasil: 994,2 litros de água para cada litro de leite
Rio Grande do Sul: 449,2 litros de água para cada litro de leite
Corede Produção: 345,7 litros de água para cada litro de leite
Corede Fronteira Nordeste: 448,2 litros de água para cada litro de leite
Corede Vale do Taquari: 487,9 litros de água para cada litro de leite

Inscrições para o PPGSAS seguem até sábado
Com caráter profissional e interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis recebe inscrições até o dia 10 de dezembro para 15  vagas de mestrado. O processo seletivo ocorre para a turma que terá início em abril, nas disciplinas regulares, e em julho, nas disciplinas intensivas.

As inscrições podem ser realizadas de forma on-line, em www.univates.br/ppgsas/, e a documentação deve ser entregue na secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prédio 1) ou encaminhada para o endereço: rua Avelino Tallini, 171 – Caixa Postal 155 – CEP 95914-014 Lajeado – RS, aos cuidados da secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, via Sedex, com postagem até 10 de dezembro de 2016. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/ppgsas/, pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.esta edição há possibilidade de bolsa de estudos.

Texto: Nicole Morás

Prof. Fernanda Sindelar apresentou o trabalho no Engema