Professor do PPGAD participa de evento no Marrocos

Postado em 05/05/2017 09h10min

Por -

A internacionalização da pesquisa também se dá por meio da participação de docentes em eventos realizados no exterior, como o doutor Claus Haetinger, que participou do The International Conference on Algebra and its Applications (ICAA 2017), no Marrocos, no qual apresentou pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Ele foi o único representante brasileiro no evento.

O pesquisador apresentou uma sessão plenária referente à pesquisa “Generalized semi-derivations and generalized left semi-derivations of prime rings”, na área de teoria de anéis não comutativos, desenvolvida em parceria com o professor pesquisador Abdellah Mamouni, do Marrocos. Haetinger também apresentou uma comunicação oral sobre a pesquisa “Hydrological modeling and geotechnologies for analysis of susceptibility to floods and flash floods in places with low availability of altimetric and hydrological data: the case of the South Brazilian Forqueta River Basin”, desenvolvida com colaboração do professor doutor Guilherme de Oliveira, do PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates em parceria com o PPGAD.

Segundo o professor, o congresso foi excelente, permitindo conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas em diferentes instituições e países e compartilhar experiências e pesquisas desenvolvidas, possibilitando também o intercâmbio de ideias e o conhecimento de novas abordagens, enriquecendo o trabalho na área de pesquisa, extensão e ensino na Univates.

Haetinger ainda teve a oportunidade de reforçar a parceria em pesquisas conjuntas com os pesquisadores do Marrocos, Espanha, Arábia Saudita e Índia. “Foi possível discutir outras possibilidades e conhecer outras questões correlatas aos problemas que até então investigamos”, afirmou ele, que também foi chairman de uma das sessões técnicas de álgebra não comutativa.

A programação da conferência incluiu ainda uma saída a campo. “Conhecemos o relevo da região, que é porta de entrada do deserto do Saara. Da mesma forma, conhecemos o Vale do rio Zis, um oásis em pleno deserto, com a existência de um gêiser. Esses aspectos de vegetação, uso e ocupação do solo, exploração de recursos hídricos, assim como as ações antrópicas como a livre comercialização de fósseis, contribuirão bastante para nossa atuação no PPGAD”, avaliou Haetinger.

O objetivo principal do International Conference on Algebra and its Applications in Honour of Professor El Amin Kaidi – ICAA 2017 foi reunir a comunidade científica marroquina e internacional do domínio para permitir a troca e o desenvolvimento de conhecimentos de pesquisa no campo da álgebra e suas aplicações, assim como apresentar os progressos recentes e novas tendências em álgebra e suas aplicações. O evento contou com a participação de cerca de 275 pesquisadores, acadêmicos e pós-graduandos de 25 países e foi sediado no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Moulay Ismaiil, em Errachidia, Marrocos, e ocorreu de 25 a 29 de abril de 2017.

Saiba mais
O evento contemplou conferências temáticas plenárias de 50 minutos e sessões de 20 a 25 minutos de apresentação de comunicações científicas dos participantes, havendo estrutura disponível para discussões específicas de grupos de pesquisadores que quisessem aproveitar a oportunidade para aprofundar determinado assunto.

Prof. Claus Haetinger (de verde) participou de evento no Marrocos

Prof. Claus Haetinger (de verde) participou de evento no Marrocos