Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Agricultura e sustentabilidade serão debatidos em evento na Univates

Postado em 18/10/2017 08h57min e atualizado em 18/10/2017 09h03min

Por Leonardo Seibel

Nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado, na Univates, o Seminário Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono - tratamento de dejetos e produção de energia. O evento acontece no auditório do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) - Prédio 20 da Univates.

Por meio da parceria entre o Laboratório de Biorreatores do Tecnovates, o Comitê Gestor do Plano ABC, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e o Ministério da Agricultura, o seminário busca aproximar e promover a troca de informações entre os participantes e instituições promotoras e desenvolvedoras de projetos e políticas públicas voltadas à agricultura de baixa emissão de carbono, ao tratamento de dejetos e à produção de energia.

Skitterphoto

 

As inscrições, gratuitas e abertas à comunidade, podem ser feitas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes. O evento conta ainda com apoio da Cooperativa Languiru e coordenação do professor Odorico Konrad, docente dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5735.

Confira o cronograma:

26/10 - quinta-feira
8h - Recepção e credenciamento - Equipe do Laboratório de Biorreatores
9h - Abertura do Evento
9h20min - Apresentação do projeto Polos Tecnológicos: Biogás Univates - Odorico Konrad
9h35min - Apresentação do Comitê Gestor do Plano ABC/RS - Mapa - Jackson Freitas Brilhante
9h50min - Principais Percepções do Atlas das Biomassas RS - Univates - Marildo Guerim Filho
10h05min - Panorama e Perspectiva do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) - Elvison Nunes Ramos
10h30min - Coffee Break
10h50min - Tecnologia de Tratamento de Dejetos: Contribuições da Embrapa - Ricardo Steinmetz e Airton Kunz
11h40min - Debate e fechamento dos trabalhos - Odorico Konrad
13h30min - Recepção e Credenciamento - Equipe do Laboratório de Biorreatores
14h - Plano ABC e  a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite - Sidney Medeiros
14h40min - Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva - Cleandro Pazinato Dias
15h20min - Coffee Break
15h45min - Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária: biofertilizantes, biogás e energia elétrica - Fabiano Coser
16h25min - Manejo de Resíduos em Sistemas de Produção de Leite: limpeza hidráulica dos pisos e produção biofertilizantes - Marcelo Henrique Otenio
17h05min - Debates, questionamentos, e encerramento - Odorico Konrad

27/10 - sexta-feira
8h - Visita Técnica - Biogás Ecocitrus

 

 

Matthias Zomer

PPGSAS recebe inscrições

Com caráter profissional e interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis recebe inscrições até o dia 30 de outubro para 15 vagas de mestrado. O processo seletivo complementar ocorre para a turma que terá início em janeiro, nas disciplinas intensivas, e em abril, nas disciplinas regulares. O curso possui duas linhas de pesquisa: Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva. As inscrições podem ser realizadas de forma on-line, em www.univates.br/ppgsas/processoseletivo. A taxa é de R$ 95,00. Mais informações podem ser obtidas no e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.