AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

22 Junho de 2015

GPS brasileiro para cegos vence concurso mundial.

 

Os óculos inteligentes para deficientes visuais, criados por um brasileiro, ganharam o WSYA 2014 (World Summit Youth Awards), na semana passada.
O dispositivo feito para identificar obstáculos no caminho e avisar as pessoas com deficiência visual ao se locomoverem, competia com mais 18 projetos em 6 categorias.
Os óculos se chamam PAW (Project Annuit Walk), são capazes de localizar objetos num ângulo de 120º e foram desenvolvidos por Marcos Antônio da Penha, de 27 anos, que é de Pernambuco. 
O dispositivo utiliza sensores ultrassônicos que identificam os obstáculos à frente do usuário cego, que por sua vez, é avisado instantaneamente com vibrações emitidas pela pulseira. 

Em vez de avisar por voz, sobre os obstáculos - como faz a maior parte dos dispositivos para deficientes visuais - a tecnologia utiliza um par de óculo ligado a uma pulseira vibratória, que emite vibrações de intensidades diferentes de acordo com a distância dos obstáculos: quanto mais longe, mais suaves, e quanto mais perto, mais intensas. 

“Sabemos que os cegos também usam a audição para se movimentar, então pensamos em algo que não os atrapalhassem. Também não queríamos restringir nosso público. Pessoas com deficiências múltiplas vão podem usar o AnnuitWalk", explica a estudante de Psicologia, Emily Schuler, também integrante da equipe do grupo de pesquisas WearIt, do qual Marcos Antônio participa.

O acessório ainda pode interagir com um aplicativo de celular, que mapeia objetos presentes nos trajetos e funciona como uma espécie de GPS para os deficientes visuais, indicando as direções com os menores riscos de acidentes.

Leia mais em http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=7067

Fonte:  Só notícia boa

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}