AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

23 Maio de 2016

Criado piso que emite luz por 100 anos: pode iluminar estradas

Depois de 9 anos de pesquisas, um cientista conseguiu desenvolver um piso capaz de emitir luz, com vida útil de 100 anos.

José Carlos Rubio é pesquisador e Ph.D. da Universidade de Michoacan de San Nicolas Hidalgo, no México, o cimento criado absorve energia do sol durante todo o dia, para permanecer iluminado por até 12 horas.

O pesquisador diz que é possível controlar a intensidade da luz, e assim evitar que o brilho atrapalhe ciclistas e motoristas, e o material pode vir na cor azul ou verde, de acordo Rubio, o maior problema enfrentado no estudo foi o fato de o cimento ser um corpo opaco, isto é, não permite a passagem de luz para o seu interior.

O cimento é um pó que, ao ser misturado com água, dissolve-se como um comprimido efervescente. Neste momento o material começa a se assemelhar a um gel muito forte e com resistência, ao mesmo tempo, flocos cristalinos são formados, mas esses flocos são totalmente indesejados.

A criação

Para resolver isso, o pesquisador se dedicou à mudança na estrutura do cimento, para extinguir os flocos e deixá-lo completamente no formato gel, ajudando a absorver a energia do sol, devolvendo-a ao meio ambiente como luz.

Este cimento “brilhante” tem como base areia e argila, tendo como único resíduo o vapor de água.

A tecnologia está em fase de implementação para ser comercializada e os cientistas também estudam a sua aplicação em gesso e outros produtos que fazem parte da construção civil, como alternativa natural para reduzir o consumo de energia elétrica na iluminação de ambientes.

Fonte: Só notícia boa

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}