AGORA
NO AR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carregando...
CARREGANDO ...
A SEGUIR
Formaturas ocorrem nas próximas semanas
CARREGANDO
carragando ...

Notícias

19 Fevereiro de 2024

Como Paul McCartney recuperou “baixo perdido” da época dos Beatles

Parecia impossível, mas o “baixo perdido” de Paul Mccartney foi encontrado após 52 anos! O instrumento – que foi roubado em 1972, dois anos após o fim dos Beatles – apareceu após uma nova campanha para resgatá-lo, iniciada em 2023.O artista agradeceu os esforços dos fãs, jornalistas e especialistas empenhados em recuperar o lendário instrumento em nota no site oficial. Paul avisou também que o baixo foi autenticado pelo fabricante.

“Após o lançamento do projeto ‘Lost Bass’, do ano passado, o baixo Höfner 500/1 de 1961 de Paul, que foi roubado em 1972, foi devolvido. O baixo foi autenticado por Höfner e Paul está extremamente grato a todos os envolvidos.”

O baixo Höfner 500/1 pode ser ouvido em gravações de canções de sucesso dos Beatles como “Love Me Do”, “She Loves You” e “Twist and Shout”.

A busca pelo baixo

Até então, não se sabia onde o instrumento esteve todo esse tempo. No entanto, o último paradeiro foi o loft de uma casa de família em East Sussex, Inglaterra.

Os esforços para localizar o baixo foram retomados em setembro passado, quando dois jornalistas e um especialista em Höfner se juntaram ao “Lost Bass Project“.

Um engenheiro de som que trabalhou com McCartney lembrou que o baixo havia sido deixado na traseira de uma van em 1972 e que ladrões a invadiram, relatou Scott Jones, jornalista que trabalhou no projeto com sua esposa, Naomi Jones.

Ainda segundo o jornalista, outra dica sugeria que o instrumento foi roubado na vizinhança. Depois, vendido por um pouco de dinheiro e “um pouco de cerveja grátis” para Ronald Guest, o proprietário de um pub local. 

Só que, no final de setembro, a família do proprietário procurou o estúdio de McCartney: será que a guitarra no loft deles seria o baixo que faltava?

“Achamos que este baixo teria uma jornada mais chamativa”, disse Jones. Ele acrescentou que a pesquisa indicou que o instrumento permaneceu na mesma família. “Em todos esses anos, quase não percorreu qualquer distância.”

Jones contou que um membro da família Guest entregou o baixo ao estúdio de McCartney em Sussex, Inglaterra.

Logo após o surgimento do instrumento, no fim de setembro, Nick Wass, consultor semi-aposentado da Höfner que trabalhou com McCartney, saiu da Alemanha para a Inglaterra para ajudar a autenticar que era, de fato, aquele Höfner.

“Lá estava ele em minhas mãos”, disse Wass. Ele estava procurando o baixo desde que McCartney perguntou sobre ele, há vários anos. Encontrá-lo, disse ele, foi “emocionante”.

Fonte: portalpopline.com.br

Clique para ampliar
{loadscriptspadrao__}