CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: ENUNCIAÇÕES DE UMA “PIBIDIANA”

Sabrina Monteiro, Ieda Maria Giongo, Luis Felipe Pissaia, Mateus Lorenzon, Silvana Neumann Martins

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as contribuições decorrentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente alusivas à enunciações de uma “Pibidiana”. A importância da formação inicial e continuada de professores é cada vez mais discutida e problematizada no contexto educacional brasileiro. Ademais, está diretamente relacionada com as constantes modificações que as Políticas Públicas voltadas para a formação de professores vêm passando nos últimos anos. Para tanto, neste texto foram usadas ideias de autores que tratam dessa temática, como Nóvoa (2009), Ghedin (2009), Felício (2014), Marques (2015) entre outros. O objetivo deste estudo é discutir PIBID para o processo de formação docente. O Programa tem se consagrado como uma proposta de valorização e aperfeiçoamento dos futuros docentes durante seu processo de formação, na qual é possível inferir que ele está atingindo seus objetivos como Política Pública de formação de professores e qualificação da escola básica.

Palavras-chave


PIBID; Formação Docente; Políticas Públicas; Ensino; Escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i3a2017.1689

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