INDÍCIOS DE PROCESSOS FORMATIVOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA

Flavia Sueli Fabiani Marcatto, Franciéllem Roberta Gonçalves

Resumo


Este artigo traz um conjunto de elementos representativos das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no âmbito da formação inicial de professores. O objetivo é sistematizar os processos formativos que contribuem para o desenvolvimento profissional na iniciação à docência em Matemática, por meio da análise de teses e dissertações, no âmbito de subprojetos Pibid-Matemática. A pesquisa se configura em um estudo qualitativo, de cunho documental, considerando os trabalhos monográficos (dissertações e teses), que abordam o tema desse trabalho. Essas monografias foram publicadas entre os anos de 2012 e 2016 por meio de programas de pós-graduação nas áreas de educação e ensino, tendo como objeto de pesquisa o Pibid-Matemática. Duas teses e uma dissertação, foram as referências principais que orientaram a investigação, Hauschild (2016), Rodrigues (2016) e Cunha (2017). Para a análise dos dados, foi utilizada a metodologia de Análise Textual Discursiva, defendida por Moraes (2003) e Moraes; Galiazzi (2006). A partir das unidades de contexto selecionadas, identificou-se seis categorias de análise: (i) Práticas; (ii) Profissão; (iii) Partilha; (iv) Pessoa; (v) Público; e (vi) Terceiro Espaço de Formação. As cinco primeiras categorias constituem as propostas de ação que Nóvoa (2011) traz como necessárias ao repensar mudanças nos cursos de formação inicial de professor, já a última categoria corrobora com as ideias de Zeichner (2010). Da análise das unidades de contexto pode-se concluir que, que o Pibid oportuniza aos seus participantes trabalhar em equipe colaborativamente, compartilhar experiências, tarefas e responsabilidades, discutir acerca das práticas desenvolvidas, entre outros. Com os resultados obtidos, pode-se considerar o Pibid como um terceiro espaço de formação, pois estabelece a aproximação entre universidade e escola, assim como proporciona a efetivação da prática como componente curricular na formação inicial dos bolsistas.

Palavras-chave


Formação de Professores; Pibid/Matemática; Processos Formativos; Análise Textual Discursiva

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i3a2017.1705

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