FORMAÇÃO DOCENTE: UM RECORTE DAS AÇÕES E AVALIAÇÃO DO PIBID/QUÍMICA DE UMA IES COMUNITÁRIA

Jane Herber, José Claudio Del Pino

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID - vem se consolidando como política pública de formação docente. Tendo como meta, entre outras, inserir os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de ensino. Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada no subprojeto PIBID/Química de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul. Ao considerar as metas do Programa, a pesquisa tem por objetivo acompanhar e avaliar as ações dos bolsistas do referido subprojeto com a finalidade de identificar de que forma as atividades desenvolvidas contribuem com a formação docente dos envolvidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e tem como abordagem metodológica o estudo de caso embasado na análise documental. Para a análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo. Foram identificados aspectos relevantes e também foram referendadas algumas fragilidades na constante ação-reflexão-ação durante os planejamentos e ações dos bolsistas de iniciação à docência nas escolas parceiras. Ao finalizar percebe-se que os aspectos positivos preponderam e sem dúvida evidenciam a importância do Programa como política pública de formação docente fazendo com que se reforce a necessidade de continuidade do mesmo.

Palavras-chave


Química, PIBID, formação docente, planejamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i3a2017.1710

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