OS IMPACTOS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UNISINOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

Rafael de Mello de Lima, Ednaldo da Silva Pereira Filho

Resumo


O presente estudo teve como objetivo interpretar os impactos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na formação de docentes. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de metodologia mista com o uso de questionário eletrônico, entrevista individual e grupo de discussão com ex-bolsistas que participaram de, no mínimo, dois anos do Programa. Como resultados, através de descrição de frequência em gráficos e análise de conteúdo com as representações sociais, se verificou que o PIBID oportuniza aos bolsistas a experiência no contexto escolar como eixo central da formação docente; colabora com o planejamento coletivo e diálogos pedagógicos; antecipa o choque de realidade de uma forma mais confortável, pois há uma interação entre bolsistas, professor titular e Coordenador do Ensino Superior; aumento da autoconfiança; desinibição em falar em público; possibilita a contextualização da escola; causa reflexões constantes sobre o ensinar; permite a articulação teoria e prática; ocasiona experiências não só profissionais, mas também para a vida pós PIBID.

Palavras-chave


PIBID; Formação Docente; Representações Sociais

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i3a2017.1718

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