OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO UNIVATES: AÇÕES E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA

Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri

Resumo


O presente relato tem como objetivo explicitar um conjunto de resultados provenientes de um projeto de pesquisa/intervenção, desenvolvido na Universidade do Vale do Taquari com fomento financeiro do Programa Observatório da Educação (Edital INEP/CAPES 049/2012). Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade e professores de seis escolas de Educação Básica da região compunham a equipe de trabalho. Centralmente, a investigação teve como objetivo produzir movimentos de ruptura nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática na Escola Básica, tendo como referencial teórico-metodológico três tendências vinculadas ao ensino desta disciplina: etnomatemática, modelagem matemática e investigação matemática. Os resultados mostram a potência de aliar pesquisa acadêmica e práticas pedagógicas na Escola Básica no que se refere ao adensamento teórico-metodológico para docentes e pesquisadores.

Palavras-chave


Escola Básica; Observatório da Educação; ensino de Matemática; currículo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i3a2017.1771

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: