O IMPACTO DO PACTO: REFLEXOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA À EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Fabiana Cristina Winter Eifler, Cristiane Antonia Hauschild

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que visa a investigar as modificações ocorridas no cotidiano das salas de aula de turmas do ciclo de alfabetização, com relação aos conhecimentos específicos da área de Matemática, após a participação de professores na capacitação promovida pelo Ministério da Educação – MEC, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os pressupostos teóricos estão embasados em Imbernón (2010), Veiga–Neto (2004), Nóvoa (2003) e D’Ambrosio (1986 e 2002). É uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com 10 sujeitos, professores da rede pública municipal de Lajeado. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva – ATD (Moraes e Galiazzi, 2011). Os resultados permitem inferir que o PNAIC teve impacto direto no trabalho destes professores em sala de aula do Ciclo de Alfabetização, de forma positiva, na medida em que proporcionando aprendizagens, reflexão e crescimento profissional aos docentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i3a2017.1836

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