PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE CRIANÇAS ATENDIDAS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM UM MUNICÍPIO DO ALTO DA SERRA DO BOTUCARAÍ

Autores

  • Diana Baségio Centro Universitário UNIVATES
  • Magali Teresinha Quevedo Grave

Resumo

Entende-se por Estimulação Precoce (EP) um conjunto de ações preventivas, terapêuticas e educacionais destinadas a crianças em situação de risco ou portadoras de necessidades especiais, que utiliza momentos lúdicos como meios facilitadores do desenvolvimento integral infantil. Esta pesquisa objetivou investigar o perfil epidemiológico e clínico de crianças entre zero e três anos, com deficiência, atendidas no setor de Estimulação Precoce do Centro Municipal de Educação Especial em um município do Alto da Serra do Botucaraí, bem como verificar qual é a percepção dos pais/responsáveis sobre a importância deste atendimento no processo de desenvolvimento de seu filho. O estudo classificou-se como de campo, descritivo e com abordagem quantitativa e qualitativa. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com os responsáveis e os dados coletados foram analisados por meio de tabulação manual e apresentados em forma de quadros. Os resultados da pesquisa apontam que as cinco crianças estudadas têm um perfil definido com diagnósticos prescritos e foram encaminhadas tardiamente para a EP. Em relação ao brincar, todos os pais consideram de suma importância o lúdico para o desenvolvimento dos seus filhos.

Downloads

Publicado

10-09-2011

Como Citar

BASÉGIO, Diana; GRAVE, Magali Teresinha Quevedo. PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE CRIANÇAS ATENDIDAS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM UM MUNICÍPIO DO ALTO DA SERRA DO BOTUCARAÍ. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/109. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde