O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E A ATENÇÃO PRESTADA À CRIANÇA DE ZERO A CINCO ANOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO FISIOTERAPEUTA

Autores

  • Janaine Ulsenheimer Centro Universitário UNIVATES
  • Glademir Schwingel

Resumo

Este artigo analisa a atenção prestada pelos agentes comunitários de saúde (ACS) às crianças de até cinco anos, com possível atraso no desenvolvimento neuropsicomotor infantil (DNPM), residentes no Bairro Santo Antônio, no município de Lajeado – RS. O objetivo da análise é identificar se a criança recebe a atenção do ACS, além de avaliar se este profissional de saúde possui informações adequadas sobre as fases do desenvolvimento normal da criança. A metodologia utilizada para realização da pesquisa é classificada como exploratória com abordagem qualitativa. A técnica utilizada para coleta de dados consistiu de um questionário aplicado aos seis ACS que atuam no bairro, a qual concentra a população com maiores problemas socioeconômicos do município. Com os resultados obtidos concluiu-se que, embora quase todos os ACS tenham algum conhecimento básico sobre o cuidado das crianças, estes ainda precisam ser qualificados para uma abordagem baseada na integralidade da atenção em saúde. O fisioterapeuta pode contribuir nessa qualificação, integrando-se à ESF.

Downloads

Publicado

10-09-2011

Como Citar

ULSENHEIMER, Janaine; SCHWINGEL, Glademir. O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E A ATENÇÃO PRESTADA À CRIANÇA DE ZERO A CINCO ANOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO FISIOTERAPEUTA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/112. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde