ALEITAMENTO MATERNO: ABORDAGEM GRUPAL DO PET-SAÚDE EM UM GRUPO DE GESTANTES COM BASE NO CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Josefa Alves de Andrade Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Leidy Dayane Paiva de Abreu Universidade Estadual do Ceará
  • Juliana Domingos Melo Universidade Federal do Ceará
  • Maria Adelane Monteiro da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Hirley Rodrigues Magalhães Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Raquel Xavier Guimarães Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Gislanny Rodrigues Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Glícia Mesquita Martiniano Mendonça Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1153

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Gestantes, Educação em Saúde.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever a abordagem grupal realizada por acadêmicos e extensionistas Pet-Saúde acerca do aleitamento materno para um grupo de gestantes de um Centro de Saúde da Família do bairro Dom Expedito, Sobral/CE. Para tanto, fora realizada uma pesquisa participante por meio de uma abordagem grupal no grupo de gestantes para levantamento do conhecimento das gestantes e lactantes sobre as culturas e mitos do aleitamento materno. As ações relacionadas à promoção do aleita­mento materno devem não somente ser incentivadas, mas pensadas enquanto estratégias que (re)conheçam o sentido da amamentação para as mulheres e (re)considerem a ordem de importância das vantagens de amamentar e que suas dúvidas sejam esclarecidas.

Biografia do Autor

Josefa Alves de Andrade, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Sou profissional de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú do município de Sobral-CE, especialista em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação de Cuidados Clínicos em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde - LAPRACS e participante do Projeto de Extensão Em Sintonia com a Saúde (S@S). Enfermeira (2015) e Bióloga (2010) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - (UVA). Técnica em Meio Ambiente (2011) e Especialista em Gestão Ambiental (2014), Área de Conhecimento: AMBIENTE E SAÚDE, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2011), Campos Sobral. Fui Monitora do Programa de Educação pelo Trabalho/ PET-SAÚDE no ano de 2011 a 2014. Membro do Projeto de extensão Saúde da Mulher no Centro de Ciências da Saúde - CCS da UVA pela coordenação do curso supracitado.

Juliana Domingos Melo, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é da Universidade Federal do Ceará e da UFC-sobral. Tem experiência na área de Odontologia.

Maria Adelane Monteiro da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutorado Sanduiche pela Escola Superior de Enfermagem da Cidade do Porto e Pós Doutorado pela UFC/ CAPES. Professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú e docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família- RENASF/ FIOCRUZ/UVA e do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família - UFC. Linhas de Pesquisa: Promoção da Saúde, Atenção e Gestão do Cuidado, Gestão e Avaliação dos Serviços de Saúde.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Pré Natal Parto e Puerpério, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Sexual e Reprodutiva e Coordenação de Grupos.

Ana Hirley Rodrigues Magalhães, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Atualmente Mestranda em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2014), Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará(2011) e Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Estadual do Ceará(2000). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(1995). Professora da Secretaria de Educação do Ceará desde 1998, Preceptora de Enfermagem Faculdades INTA, Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho( PET-SAÚDE) no ano de 2011-2012 e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia. Enfermeira Assistencialista da Estratégia Saúde da Família de Sobral/Ce no período de 2007 a 2015. Enfermeira do Hemocentro Regional de Sobral no período de 1998 a 2006.

Raquel Xavier Guimarães, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestranda da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF, Universidade Estadual Vale do Acaraú (Nucleadora). Integrante do Grupo de Pesquisa LABSUS. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e Especialização com caráter de residência em saúde da família pela Escola de Saúde Pública de Sobral-CE em parceria com a Universidde Estadual Vale do Acaraú (2005). Mestra em Medicina Tropical pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal)(2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem da Saúde Pública e Professora de estágios da Faculdade Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA. Gerente da Unidade Básica de Saúde Centro, Sobral/Ceará.

Gislanny Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA (2015). Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Centro de Ensino Tecnológico do Estado do Ceará (2003) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). Foi Secretária de Meio Ambiente e Turismo - Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Atualmente Secretária de Saúde do Município de Reriutaba/CE

Glícia Mesquita Martiniano Mendonça, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira Mestranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

30-10-2016

Como Citar

DE ANDRADE, Josefa Alves; DE ABREU, Leidy Dayane Paiva; MELO, Juliana Domingos; DA SILVA, Maria Adelane Monteiro; MAGALHÃES, Ana Hirley Rodrigues; GUIMARÃES, Raquel Xavier; OLIVEIRA, Gislanny Rodrigues; MENDONÇA, Glícia Mesquita Martiniano. ALEITAMENTO MATERNO: ABORDAGEM GRUPAL DO PET-SAÚDE EM UM GRUPO DE GESTANTES COM BASE NO CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1153. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1153. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde