USABILIDADE EM APLICAÇÕES WEB: PROPOSTA PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UNIVATES

Autores

  • Eduardo Bonfandini
  • Fabrício Pretto Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1199

Palavras-chave:

Usabilidade, Interface Humano-­Computador, Sistema web, Aplicação web, Biblioteca, Gnuteca,

Resumo

A usabilidade está cada vez mais em pauta no contexto de desenvolvimento de software. As suas heurísticas auxiliam empresas e desenvolvedores a entregar melhores produtos, orientando os usuários na utilização dos aplicativos com facilidade e satisfação. Interfaces humano-computador não estão mais limitadas a computadores de mesa, atualmente existe uma grande série de dispositivos diferentes, móveis ou não, e suas interfaces necessitam de um estudo da relação entre máquina e computador. Neste sentido, este trabalho propôs uma nova interface para a área pública do sistema Gnuteca, ou seja, área utilizada por alunos e comunidade, não envolvendo a área administrativa do sistema de biblioteca da Univates. Objetivou-se repensar as suas telas de pesquisa de materiais, renovação e reserva, com base nos princípios de usabilidade recomendados por diversos autores e pesquisadores. Após as telas serem repensadas e desenvolvidas foram efetuados testes de usabilidade que avaliaram a real efetividade das técnicas aplicadas.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Ciência da Computação Professor no Centro Universitário UNIVATES - Lajeado Atuante nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia da Computação Atuação na extensão como voluntário no projeto Sustentec e organizador da Competição de Robótica Univates

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-12-2016

Como Citar

BONFANDINI, Eduardo; PRETTO, Fabrício. USABILIDADE EM APLICAÇÕES WEB: PROPOSTA PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UNIVATES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1199. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1199. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas