A CONSTRUÇÃO EXPONENCIAL DAS MARCAS ATRAVÉS DA VOZ DO CONSUMIDOR

Autores

  • Rodrigo Brod
  • André Arnt

Palavras-chave:

Gestão de marcas. Comportamento do consumidor. Hipermodernidade. Redes sociais. Comunicação exponencial.

Resumo

O presente artigo busca analisar como as estratégias de gestão de marcas podem ampliar formatos de conexão com seus consumidores, além de avaliar como esses consumidores interagem com a informação disponibilizada por meio dos canais oficiais das marcas, em comparação com a informação obtida em suas redes de relacionamento. A problemática que norteia esta pesquisa é a influência da comunicação gerada pelos consumidores na construção das marcas, ampliada pelo poder disseminador da internet. A relevância do tema reside na crítica aos processos estanques utilizados pelas empresas para a construção de suas marcas, em contraponto à rapidez e à efemeridade de um mundo hipermoderno, marcado pela mudança e pela imprevisibilidade. Para tanto, partiu-se da análise documental de cases de marcas, pesquisas sobre o comportamento do consumidor e aplicação de um roteiro de pesquisa qualitativa em uma amostra de dez pessoas, residentes em centros urbanos, sobre seu universo de marcas, suas relações e experiências com elas. O estudo permitiu desenvolver uma série de inferências e impressões sobre as estratégias de gestão de marca, bem como apresentar um entendimento atual sobre o consumidor, que deixa de se apresentar como alvo, para ser um elemento ativo e imprescindível na construção de marcas.

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Publicado

09-01-2012

Como Citar

BROD, Rodrigo; ARNT, André. A CONSTRUÇÃO EXPONENCIAL DAS MARCAS ATRAVÉS DA VOZ DO CONSUMIDOR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/121. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas