A CONSTRUÇÃO EXPONENCIAL DAS MARCAS ATRAVÉS DA VOZ DO CONSUMIDOR
Resumo
O presente artigo busca analisar como as estratégias de gestão de marcas podem ampliar formatos de conexão com seus consumidores, além de avaliar como esses consumidores interagem com a informação disponibilizada por meio dos canais oficiais das marcas, em comparação com a informação obtida em suas redes de relacionamento. A problemática que norteia esta pesquisa é a influência da comunicação gerada pelos consumidores na construção das marcas, ampliada pelo poder disseminador da internet. A relevância do tema reside na crítica aos processos estanques utilizados pelas empresas para a construção de suas marcas, em contraponto à rapidez e à efemeridade de um mundo hipermoderno, marcado pela mudança e pela imprevisibilidade. Para tanto, partiu-se da análise documental de cases de marcas, pesquisas sobre o comportamento do consumidor e aplicação de um roteiro de pesquisa qualitativa em uma amostra de dez pessoas, residentes em centros urbanos, sobre seu universo de marcas, suas relações e experiências com elas. O estudo permitiu desenvolver uma série de inferências e impressões sobre as estratégias de gestão de marca, bem como apresentar um entendimento atual sobre o consumidor, que deixa de se apresentar como alvo, para ser um elemento ativo e imprescindível na construção de marcas.
Palavras-chave
Gestão de marcas. Comportamento do consumidor. Hipermodernidade. Redes sociais. Comunicação exponencial.
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