DETERMINAÇÕES DE GÁS METANO (CH4) GERADO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES, COM AVALIAÇÃO DO PODER CALORÍFICO PARA QUEIMA EM CALDEIRA

Autores

  • Felipe Diego Davies Univates
  • Simone Stulp Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1213

Palavras-chave:

Biogás. Metano. Calor de combustão. Potencial energético.

Resumo

Para o desenvolvimento sustentável é necessária à busca, desenvolvimento e incentivo de tecnologias que utilizem fontes renováveis de energia. O gás metano (CH4), que quando lançado na atmosfera apresenta potencial de poluição 20 vezes superior ao dióxido de carbono (CO2) no que se refere ao efeito estufa, pode ser utilizado para geração de energia, levando a uma redução do seu potencial de poluição ambiental. O objetivo do trabalho é possibilitar a redução da poluição ambiental gerada pela emissão de gás metano, na estação de tratamento de efluentes da empresa Docile Alimentos (Lajeado/RS, Brasil), com desenvolvimento e avaliação de proposta de queima do gás gerado, em caldeira, convertendo este em dióxido de carbono. Para o alcance deste objetivo, foram utilizadas metodologias para determinações quantitativas e qualitativa do biogás e gás metano gerado, mensurando por cálculos, dados e referências, o potencial energético deste gás gerado em substituição a queima de lenha em caldeira, tanto em volume, como em custo. Os resultados obtidos com este estudo foram satisfatórios, já que demonstraram que o potencial energético da estação de tratamento de efluentes (ETE), com a utilização do biogás gerado para queima em caldeira pode reduzir de 1,29 a 1,45% a utilização e custo com a compra de lenha.

Biografia do Autor

Felipe Diego Davies, Univates

Graduando curso de Química Industrial. Centro Universitário UNIVATES

Simone Stulp, Univates

Professora Doutora em Engenharia de Materiais. Diretora Administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates/Univates. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – área de Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

DAVIES, Felipe Diego; STULP, Simone. DETERMINAÇÕES DE GÁS METANO (CH4) GERADO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES, COM AVALIAÇÃO DO PODER CALORÍFICO PARA QUEIMA EM CALDEIRA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1213. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1213. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas