PROPOSTAS DE ABORDAGENS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Adriana Magedanz Centro Universitário UNIVATES
  • Jane Herber Centro Universitário UNIVATES
  • Maria Cristina de Almeida Silva Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1219

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias ativas, Matemática, Química, Engenharia.

Resumo

Nos últimos anos se investigam novas metodologias para o processo de ensinar, que estimulem o aprender, possibilitando que os estudantes se tornem protagonistas. No nível superior, o trabalho com “Aprendizagem Baseada em Problemas”, conhecida por ABP, está muito presente em artigos de docentes que desenvolvem estratégias enfatizando o aprendizado autodirigido, principalmente no que tange a área da saúde. Neste sentido, a partir dos encontros de estudos intitulado “(Re)Construindo as práticas pedagógicas, integrando as diferentes áreas do CETEC”, realizados ao longo de 2015 por um grupo de professores de graduação, buscou-se construir uma proposta experimental, enfocando aspectos pertinentes às metodologias ativas, em três disciplinas do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) do Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado-RS, são elas: Introdução às Ciências Exatas, Química Orgânica I e Tratamento de Efluentes. O principal desafio, do grupo de professores que conduziu o trabalho, foi desenvolver um processo de ensino e de aprendizagem que permitisse que o estudante fizesse efetivamente parte do procedimento, não como um mero espectador, e que o docente assumisse um papel de tutor ou mediador, rompendo com a clássica formação de sala de aula. Ao finalizar o semestre foi possível concluir que as atividades desenvolvidas, utilizando estratégias diferenciadas, conforme proposição inicial, possibilitaram aos estudantes o abandono da passividade tradicional, interagindo de maneira mais intensa, assimilando conceitos e aprimorando conhecimentos. Tais constatações evidenciam-se nos relatos dos discentes, que se mostraram muito mais participativos e autônomos, na busca por diferentes saberes.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

MAGEDANZ, Adriana; HERBER, Jane; DE ALMEIDA SILVA, Maria Cristina. PROPOSTAS DE ABORDAGENS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1219. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1219. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas