AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PROJETO REDES INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Aline Patrícia Hünemeier Centro Universitário Univates
  • Adriana Belmonte Bergmann Centro Universitário Univates
  • Adriana Magedanz Centro Universitário Univates
  • Andréia Spessato De Maman Centro Universitário Univates
  • Augusto Pretto Chemin Centro Universitário Univates
  • Hélder Conceição Pacheco Centro Universitário Univates
  • Jane Herber Centro Universitário Univates
  • Leonardo Roni Matte Centro Universitário Univates
  • Paloma Stacke Centro Universitário Univates
  • Sônia Elisa Marchi Gonzatti Centro Universitário Univates
  • Thomas dos Santos Muller Centro Universitário Univates
  • Werner Haetinger Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1230

Palavras-chave:

Formação, extensão, oficinas, interdisciplinaridade, divulgação científica.

Resumo

Este trabalho visa apresentar algumas reflexões sobre as aprendizagens construídas na práxis da extensão universitária, considerando as percepções do grupo de bolsistas do projeto de Extensão Redes Interdisciplinares: Desvendando as Ciências Exatas e Tecnológicas. Para que se pudesse identificar as percepções e reflexões dos bolsistas o grupo de coordenadores elaborou um roteiro para a escrita de um texto coletivo por parte dos bolsistas a fim de se realizar uma análise qualitativa do conteúdo apresentado. Integram o projeto professores colaboradores e bolsistas do Centro Universitário UNIVATES tendo como objetivo fomentar a educação nas diversas áreas do conhecimento, oferta diferentes oficinas de Matemática, Química, Física e Astronomia. Devido às oficinas serem desenvolvidas pelos bolsistas sob a supervisão dos orientadores, percebe-se a importância de investir na capacitação dos discentes do projeto. Essa formação foi iniciada com oficinas experimentais entre os integrantes, os quais compartilham conhecimentos e questionamentos. Além disso, tendo consciência da importância de aportes teóricos no embasamento da extensão universitária, foram realizadas leituras de referenciais relacionados a questões como interdisciplinaridade, divulgação científica e espaços não formais, os quais constituem a base teórico-metodológica do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que a extensão universitária não só permite agregar experiências e conhecimentos ao público externo, como também desenvolver habilidades e competências fundamentais no processo de formação pessoal e profissional dos bolsistas.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

HÜNEMEIER, Aline Patrícia et al. AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PROJETO REDES INTERDISCIPLINARES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1230. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1230. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas