ANÁLISE DA VIABILIDADE DE INVESTIMENTO PELO MODELO TRADICIONAL E ESTOCÁSTICO EM ATIVIDADE AVÍCOLA

Autores

  • Juliana Gabiatti UNIVATES
  • Alexandre André Feil UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1257

Palavras-chave:

Análise de investimento, Método Monte Carlo, Riscos e Incertezas, Crystal Ball.

Resumo

A análise consistente que precede o investimento pode ser considerada o diferencial do sucesso do empreendimento. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar a viabilidade de investimento na produção de frango de corte em propriedade de Westfália-RS, por meio do método tradicional e estocástico. A metodologia empregada é a abordagem quantitativa e os procedimentos técnicos caracterizados pela pesquisa documental primária e entrevista despadronizada. Os resultados relativos à análise tradicional - três cenários - revela apenas o fluxo de caixa projetado no cenário otimista viável. A análise estocástica por meio do Método Monte Carlo - software Crystal Ball - revela resultados e/ou informações mais precisos, sendo que a probabilidade do VPL ser positivo e do investimento ser viável é de 8%. Portanto, conclui-se que as informações geradas pela análise estocástica são consistentes e auxiliam potencialmente na tomada de decisão sobre o investimento, e que deve ser utilizada como um complemento na análise tradicional. Sendo assim, este investimento caracteriza-se como inviável.

Biografia do Autor

Juliana Gabiatti, UNIVATES

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIVATES.

Alexandre André Feil, UNIVATES

Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Docente adjunto do Centro Universitário UNIVATES alocado no curso de Ciências contábeis do CGO.

Downloads

Publicado

20-04-2017

Como Citar

GABIATTI, Juliana; FEIL, Alexandre André. ANÁLISE DA VIABILIDADE DE INVESTIMENTO PELO MODELO TRADICIONAL E ESTOCÁSTICO EM ATIVIDADE AVÍCOLA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1257. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1257. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional