ANÁLISE DO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL REQUERIDO PELAS EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI-RS

Autores

  • Ana Paula Biasibetti Centro Universitário UNIVATES
  • Alexandre André Feil Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1258

Palavras-chave:

Escrituração contábil interna, Competência, Habilidades, Mercado de Trabalho.

Resumo

A temática deste estudo centra-se no perfil do profissional contábil na visão das organizações. A problemática relaciona-se em responder qual o perfil do profissional contábil requisitado pelo mercado de trabalho pelas empresas do Vale do Taquari-RS. A metodologia empregada quanto a abordagem é qualitativa e quantitativa e tipificada em pesquisa descritiva e survey. A survey ocorreu por meio da aplicação de questionário misto em 105 empresas, destas, retornaram 43 respondidos. Os principais resultados revelam que as empresas preferem contratar profissionais contábeis com idade de 26 até 35 anos, de 4 até 5 anos de experiência, saibam falar a língua alemã, graduação em Ciências Contábeis, trabalhar em equipe e que tenham comprometimento com o seu trabalho e domínio nas áreas. Conclui-se que o profissional contábil requisitado pelo mercado de trabalho deve ter conhecimento e experiência prévia na área contábil, além disso, amplo conjunto de competências e habilidades.

Biografia do Autor

Ana Paula Biasibetti, Centro Universitário UNIVATES

Bacharel em Ciências contábeis pelo Centro Universitário UNIVATES

Alexandre André Feil, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale, Docente adjunto do Centro de Gestão Organizacional vinculado ao curso de Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

20-04-2017

Como Citar

BIASIBETTI, Ana Paula; FEIL, Alexandre André. ANÁLISE DO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL REQUERIDO PELAS EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI-RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1258. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1258. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional