DESAFIO DA MULHER NA GESTÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE WESTFÁLIA/RS

Autores

  • Talita Halmenschlager Rhein
  • Lizete Berrá

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1259

Palavras-chave:

Agricultura familiar. Gestão. Participação da mulher.

Resumo

A agricultura familiar, a qual é caracterizada pela participação de todos os membros da família na produção, tem grande importância para o desenvolvimento do país. Nos municípios do Vale do Taquari ela se destaca na maioria das propriedades. Em função dessa característica muito evidente foi escolhido o município de Westfália/RS, para realizar um estudo sobre a participação feminina na gestão das propriedades. O objetivo do estudo é analisar os principais desafios da mulher na gestão das propriedades rurais familiares. Junto a investigação foi identificado o perfil, a expectativa dos pais em relação ao seu papel, como se portam diante da gestão e as dificuldades que enfrentam. A metodologia utilizada para a coleta de dados é exploratória, qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos o surwey, informações baseadas num interrogatório. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada, realizada com cinco mulheres que atuam nas propriedades rurais. A análise evidenciou que elas enfrentam desafios diários, necessitam ter planejamento das atividades, organizar a propriedade, ter controle de entradas, saídas, custos e resultados. E, além disso, ter a habilidade de conciliar os trabalhos produtivos com os trabalhos domésticos e exercer a função de ser mãe. Elas assumem junto com os demais membros da família as responsabilidades, direitos e deveres em relação à propriedade. O grupo de mulheres entrevistadas acompanham de forma satisfatória, as mudanças pela qual passa a sociedade atual, conquistando o seu espaço e fazendo frente às novas exigências e possibilidades.

Biografia do Autor

Talita Halmenschlager Rhein

Desafio da mulher na gestão das propriedades rurais familiares no município de Westfalia/RS - Gestão

Lizete Berrá

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (1994). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2003).

Downloads

Publicado

20-04-2017

Como Citar

RHEIN, Talita Halmenschlager; BERRÁ, Lizete. DESAFIO DA MULHER NA GESTÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE WESTFÁLIA/RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1259. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1259. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional