INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ALUMINATO DE COBALTO NA LAMA DE ZIRCONITA DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE PRECISÃO NA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO AISI 347

Autores

  • Ronaldo Cesar Tremarin
  • Jaime Alvares Spim Junior
  • Carlos Raimundo Frick Ferreira

Palavras-chave:

Defeitos. Aluminato de cobalto. Fundição de precisão.

Resumo

O aluminato de cobalto, no processo de revestimento na fundição de precisão favorece a nucleação no metal líquido. Este fenômeno atua na superfície externa do componente ou numa região específica. Neste estudo um componente de aço inox AISI 347 e corpos de prova de tração foram vazados em moldes cerâmicos, com e sem aluminato de cobalto. Para verificar a influência foram testados 32 corpos de prova de tração e 48 peças. As amostras dos componentes e dos corpos foram analisadas utilizando a técnica de metalografia óptica e ensaios de tração. Os resultados experimentais mostram um aumento simultâneo dos valores de resistência máxima e do percentual de alongamento e a redução simultânea do espaçamento dentrítico e ocorrência do modo de falha porosidade.

Downloads

Publicado

09-01-2012

Como Citar

TREMARIN, Ronaldo Cesar; SPIM JUNIOR, Jaime Alvares; FERREIRA, Carlos Raimundo Frick. INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE ALUMINATO DE COBALTO NA LAMA DE ZIRCONITA DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE PRECISÃO NA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO AISI 347. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/128. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas