COMO A CULTURA ORGANIZACIONAL INFLUENCIA NA ATUAÇÃO DOS LÍDERES

Autores

  • Priscila Lanzini Bastos Univates
  • Carlos Candido da Silva Cyrne Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1289

Palavras-chave:

Liderança. Cultura organizacional. Administrador.

Resumo

Este artigo objetivou analisar na literatura a influência que a cultura organizacional tem sobre a atuação dos líderes empresariais. Havendo como objetivos específicos: Realizar um levantamento da literatura sobre cultura organizacional e liderança; Comparar, em diferentes estudos científicos, a influência que a cultura organizacional tem sobre a liderança empresarial; Identificar as culturas organizacionais que mais contribuem para o sucesso dos líderes, liderados e consequentemente para as empresas. A metodologia foi um estudo exploratório e bibliográfico, realizado através de análise qualitativa e bibliometria. Os resultados demonstraram que cultura e liderança se confundem no contexto da literatura, visto que o impacto ocorre da cultura sobre a liderança e da liderança sobre a cultura. Além disso, não há uma liderança ou uma cultura que seja melhor ou pior de modo geral, apenas lideranças e culturas que melhor se adaptam ao contexto atual da organização e da necessidade do setor que a empresa atua.

Biografia do Autor

Priscila Lanzini Bastos, Univates

Graduação em Administração pela Ulbra, cursando MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Univates

Carlos Candido da Silva Cyrne, Univates

Orientador. Graduação em Administração pela UNISC, Mestre em Engenharia da Produção pela UFSM e Doutor em Ciências pela Univates.

Downloads

Publicado

20-04-2017

Como Citar

LANZINI BASTOS, Priscila; CYRNE, Carlos Candido da Silva. COMO A CULTURA ORGANIZACIONAL INFLUENCIA NA ATUAÇÃO DOS LÍDERES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i1a2017.1289. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1289. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional