A COMPLEXA RELAÇÃO EGOÍSTICA ENTRE O HOMEM E O DINHEIRO: UMA ANÁLISE TEÓRICA A PARTIR DA FILOSOFIA E DA PSICOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1402

Palavras-chave:

Homem e Dinheiro. Egoísmo. Filosofia. Psicologia. Reflexões.

Resumo

A maioria de nós humanos é egoísta e possui amor desproporcional pelo dinheiro como elemento integrante do cabedal de nossas características. Somos todos singulares, ímpares, únicos e irrepetíveis e, na medida do possível, amamos nosso semelhante, mas é notório nosso egoísmo. Pelo dinheiro elevamos nosso individualismo, massificamos nosso amor próprio, retornando à primitividade. É uma via de mão dupla: queremos dinheiro, pois somos egoístas e ao sermos egoístas queremos dinheiro somente para nós mesmos. Analisar, a partir de teoremas filosóficos e psicológicos, a complexa relação egoística entre o homem e o dinheiro é nosso objetivo neste artigo. À evidência, sem querer esgotar o tema, o trabalho, realizado por pesquisa bibliográfica qualitativa revisional, limita-se a mero plexo de reflexões filosóficas, as quais têm apenas o desejo de fomentar o debate sobre tema tão intenso. As conclusões indicam ser o dinheiro relevante ao homem, mas deve tal homem, em atenuação de seu egoísmo, pensar mais no seu próximo e agir em prol dele, a fim de que todos junto possamos ser/estar felizes, realizados.

Biografia do Autor

Tayson Ribeiro Teles, Universidade Federal do Acre - UFAC

Mestre em Linguagem e Identidade (Cultura e Sociedade) pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2016) e Bacharel em Direito pela mesma instituição (2017). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais (2016). Licenciado em Matemática, pelo Ceuclar/SP (2016). Graduado em Finanças, pela Faculdade UniSEB/Estácio, de Ribeirão Preto - SP (2013). Técnico-administrativo Federal em Educação na UFAC. Membro do Grupo de Pesquisa "História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória" da UFAC/CNPq.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

TELES, Tayson Ribeiro. A COMPLEXA RELAÇÃO EGOÍSTICA ENTRE O HOMEM E O DINHEIRO: UMA ANÁLISE TEÓRICA A PARTIR DA FILOSOFIA E DA PSICOLOGIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1402. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1402. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais