A IMPORTÂNCIA DA PESCA COM TIMBÓ PARA O POVO INDÍGENA APYÃWA (TAPIRAPÉ) DE MATO GROSSO

Autores

  • Xawapa’io Tapirapé Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Marcelo Franco Leão UNIVATES e UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1472

Palavras-chave:

Pesca coletiva, Cultura indígena, Povo tradicional.

Resumo

A pesca artesanal com o cipó timbó é bastante recorrente entre os povos indígenas. Porém, cada etnia tem seu modo de bater timbó, bem como suas tradições e costumes. Esse estudo etnográfico teve o objetivo de registrar a pesca com timbó e sua importância para o povo Tapirapé. Seu desenvolvimento ocorreu durante os anos de 2014, 2015 e 2016 na aldeia Tapiparanytãwa (córrego da onça), localizada em Confresa/MT. A pesca pode feita por homens e mulheres que ao utilizar esse cipó venenoso, diluindo seu látex na água, asfixia peixes que sobem para superfície, tornando mais fácil capturá-los. Essa substância não é tóxica para animais de sangue quente, porém pode causar irritação nos olhos quando alguém for se banhar nas águas onde o timbó foi batido. Cabe lembrar que o cipó timbó só provoca efeito quando golpear pancadas em pedaços de seu caule sobre a água. A partir daí o trabalho realizado é o de apanhar os peixes que estão atordoados ou mortos e flutuando. Também pode fechar o igarapé fazendo uma barragem para esperar o peixe passar. Os peixes que afundam são perdidos, pois não podem ser capturados em águas profundas. A pesca com o timbó faz parte de ritual sagrado para a etnia Tapirapé. Essa tradição está inserida na vida do povo indígena, nos seus costumes, em sua cultura e tradições, por isso precisa ser respeitada e preservada.

Biografia do Autor

Xawapa’io Tapirapé, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor na escola indígena da comunidade Urubu Branco, Confresa-MT

Marcelo Franco Leão, UNIVATES e UNEMAT

Doutorado em andamento em Educação em Ciências (UFRGS). Mestrado em Ensino (UNIVATES). Graduação em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Pós-graduação em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira (UFMT). Foi professor na Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente é professor do IFMT Campus Confresa.

Downloads

Publicado

04-11-2017

Como Citar

TAPIRAPÉ, Xawapa’io; LEÃO, Marcelo Franco. A IMPORTÂNCIA DA PESCA COM TIMBÓ PARA O POVO INDÍGENA APYÃWA (TAPIRAPÉ) DE MATO GROSSO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1472. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1472. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde