AVALIAÇÃO DA QUANTIDADE DE SÓDIO DAS REFEIÇÕES OFERECIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Ana Paula Arnholdt UNIVATES
  • Mariane Halmenschlager
  • Ana Beatriz Giovanoni da Silva

Palavras-chave:

Unidade de Alimentação e Nutrição. Programa de Alimentação do Trabalhador. Per capita de sódio.

Resumo

O elevado consumo de sódio ocorre, principalmente, devido à utilização de sal no preparo e tempero dos alimentos. Sua ingestão acima do recomendado está relacionada ao desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sistêmica, doença que apresenta um elevado risco de mortalidade, tendo em vista suas complicações cardiovasculares. Com o objetivo de verificar o consumo per capita de sódio oferecido nas refeições servidas aos comensais de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), realizou-se um estudo transversal, no qual, para a coleta de dados, pesou-se o sal dispensado para o preparo das refeições durante cinco dias úteis do mês de setembro de 2011. O cálculo per capita foi realizado através da soma total em gramas do sal utilizado, dividido pelo total de refeições servidas. O valor per capita foi comparado ao teor de sódio preconizado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) para as principais refeições (almoço e jantar). Os resultados demonstraram que o per capita de sódio oferecido por refeição foi de 2.792 mg de sódio, o correspondente a 6,98 g de sal. Deste modo, conclui-se que a quantidade per capita de sódio consumida pelos comensais não é compatível com a legislação do PAT, que preconiza 960 mg por refeição principal, o que sugere adequação no teor sódio das refeições servidas na UAN.

Downloads

Publicado

05-09-2012

Como Citar

ARNHOLDT, Ana Paula; HALMENSCHLAGER, Mariane; SILVA, Ana Beatriz Giovanoni da. AVALIAÇÃO DA QUANTIDADE DE SÓDIO DAS REFEIÇÕES OFERECIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/148. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde