AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO SENSÓRIO MOTOR DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE) ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVATES

Autores

  • Márcia Maria Cappelari UNIVATES
  • Magali Grave

Palavras-chave:

Acidente Vascular Encefálico. Fisioterapia. Fugl – Meyer.

Resumo

O presente estudo, classificado como transversal, descritivo e quantitativo teve como objetivo avaliar o comprometimento sensório motor de pacientes pós AVE, que estavam em atendimento na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIVATES. Participaram nove pacientes, sendo sete do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idades entre 27 e 84 anos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o protocolo Fugl – Meyer, método que quantifica a mobilidade passiva de diferentes segmentos corporais e presença de dor na mesma, sensibilidade, desempenho motor de membros inferiores e superiores e equilíbrio. Constatou-se que o protocolo de Fugl – Meyer é um instrumento de fácil e rápida aplicação e todos os voluntários apresentaram comprometimento sensório motor, (com exceção do paciente E, que não apresentou alteração da sensibilidade), levando a limitações das capacidades funcionais.

Downloads

Publicado

05-09-2012

Como Citar

CAPPELARI, Márcia Maria; GRAVE, Magali. AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO SENSÓRIO MOTOR DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE) ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVATES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/150. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde