AVALIAÇÃO DE PRODUTO NATURAL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA AÇO CARBONO EM MEIO ÁCIDO EM ENSAIOS DE TRAÇÃO

Autores

  • Carla C. Dias
  • Karina Carla F. Batista
  • Kátia Kelly B. Bandeira
  • Cícero V. Abreu
  • Maria de Lourdes Martins Magalhães Universidade Estácio de Sá
  • Suleima Evelyn B. Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1519

Palavras-chave:

Ensaios de tração, Corrosão, Inibidores.

Resumo

O elevado gasto relacionado a perdas de equipamentos e produtos industriais demonstra um interesse tecnológico na análise e minimização da degradação de materiais metálicos decorrente da corrosão química ou eletroquímica. O aço é o material mais empregado nos segmentos de bens de produção e por isso assume grande importância na sociedade. Composto por uma liga metálica, formada essencialmente por ferro e carbono, apresenta consideráveis propriedades mecânicas que podem ser verificadas através de ensaios mecânicos que reproduzem as condições de trabalho do material. A busca pelo desenvolvimento econômico, além da preocupação com os processos corrosivos tem fomentado a busca de métodos eficientes na redução da degradação metálica em ambientes altamente corrosivos, tais como o industrial e marinho. Nesse âmbito, diversos estudos têm sido realizados como, por exemplo, o uso de inibidores de corrosão. Além disso, a relevância da preservação ambiental tem motivado a investigação da toxicidade dos inibidores de corrosão descartados no meio ambiente. O objetivo do presente trabalho é avaliar o comportamento do aço carbono 1020 em solução ácida na ausência e presença de extrato da folha do cafeeiro como inibidor de corrosão frente a ensaios mecânicos de tração. Os resultados demonstraram uma minimização no processo corrosivo além da redução no decaimento das propriedades mecânicas nos ensaios de tração com o uso do inibidor, o que representa uma redução de custos pelas indústrias além de uma perspectiva sustentável.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Martins Magalhães, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES. Professora do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

DIAS, Carla C.; BATISTA, Karina Carla F.; BANDEIRA, Kátia Kelly B.; ABREU, Cícero V.; MAGALHÃES, Maria de Lourdes Martins; PEREIRA, Suleima Evelyn B. AVALIAÇÃO DE PRODUTO NATURAL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA AÇO CARBONO EM MEIO ÁCIDO EM ENSAIOS DE TRAÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1519. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1519. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas