VARIAÇÕES NO MICROCLIMA E CARACTERÍSTICAS DO SOLO EM PAISAGENS COM DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS: AÇÃO DE CAMPO JUNTO AO MORRO DA HARMONIA – TEUTÔNIA/RS

Autores

  • Melissa Heberle
  • Berenice Maria Dalla Costa da Silva
  • Charlyan de Souza Lima
  • Renato Santiago Quintal
  • Claudete Rempel
  • Marina Schmidt Dalzochio

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1535

Palavras-chave:

Área florestada, Campo aberto, Serapilheira, Proteção do solo

Resumo

A influência da cobertura vegetal sobre o clima acontece de diferentes formas, interferindo tanto na entrada de luz e umidade relativa quanto nas variações de temperatura. A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade por intermédio de um processo chamado de evapotranspiração. Faz-se necessário apontar que a cobertura vegetal igualmente protege os solos. Objetivou-se comparar as variações microclimáticas e as características do solo em duas áreas com diferentes coberturas vegetais. A área de estudo foi a localidade do Morro da Harmonia - Teutônia – RS, que se encontra localizada em uma área de 120 hectares em uma região com vegetação majoritariamente composta por remanescentes das Florestas Estacional Decidual e Ombrófila Mista. Foram verificadas e comparadas as variáveis microclimáticas (temperatura, umidade relativa do ar e entrada de luz) e do solo (presença e altura da serapilheira, umidade, pH, cor e compactação do solo) entre duas áreas com coberturas vegetais diferentes: uma área florestada e outra de campo aberto. Os resultados apontaram que as áreas cobertas com florestas preservam o solo e o clima. Por outro lado, a falta de vegetação contribui para tornar o solo mais compacto. Conclui-se que o desmatamento e a degradação florestal ocasionam a mudança de clima, ameaçam a fauna e a flora ao destruir seu habitat, comprometem rios e bacias hídricas e favorecem o enfraquecimento do solo e a ocorrência de erosão.

Downloads

Publicado

04-11-2017

Como Citar

HEBERLE, Melissa; SILVA, Berenice Maria Dalla Costa da; LIMA, Charlyan de Souza; QUINTAL, Renato Santiago; REMPEL, Claudete; DALZOCHIO, Marina Schmidt. VARIAÇÕES NO MICROCLIMA E CARACTERÍSTICAS DO SOLO EM PAISAGENS COM DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS: AÇÃO DE CAMPO JUNTO AO MORRO DA HARMONIA – TEUTÔNIA/RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1535. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1535. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde