A CORPOREIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE JUST DANCE

Mateus Lorenzon, Leandro Oliveira Rocha

Resumo


Neste texto, propomos reflexões acerca da corporeidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a investigação, foram realizadas duas observações nas práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública localizada em Teutônia/RS e a aplicação de uma aula de Educação Física junto a uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para a constituição do corpus de pesquisa são os memoriais produzidos em decorrência dessas atividades, sendo que as situações vivenciadas foram analisadas por meio de uma abordagem reflexiva. Reitera-se a necessidade das práticas corporais em Educação Física comportarem essa dimensão ética, com o intuito de evitar o mimetismo da personalidade dos estudantes e corroborar com a sua emancipação.

Palavras-chave


Corporeidade; Práticas corporais; Just Dance.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i2a2018.1645

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Mateus Lorenzon, Leandro Oliveira Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: