COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO DAS ARQUITETURAS SOC DE CPU ARM CORTEX A57 E INTEL X86 COMO SERVIDORES DOS SOFTWARES APACHE E NGINX

Autores

  • Mateus da Silva Univates
  • Ronaldo Husemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo de Gomensoro Malheiros Univates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1670

Palavras-chave:

CPU, Eficiência energética, ARM, Intel x86.

Resumo

A evolução dos processadores tornou possível a utilização de CPUs modernas em servidores web, os que exigem além do atendimento a grande número de requisições simultâneas, cada vez mais exigem soluções de hardware eficientes em termos de consumo de energia. Na prática, chips energeticamente eficientes devem garantir alto desempenho com baixas demandas de dissipação térmica e consumo de potência. Visando este tipo de aplicação, foi lançada em 2015 a arquitetura ARM Cortex A57 que une reduzido consumo com recursos específicos para servidores. Alternativamente a empresa Intel também introduziu linhas de processadores de baixa potência como Avoton e Braswell para o mesmo propósito. Considerando estas duas proeminentes tecnologias, este trabalho realizou diversos testes práticos para mensurar o desempenho e o consumo de energia das duas plataformas ARM e Intel x86, mais particularmente representados pelos processadores Nvidia Tegra X1 e Pentium Braswell N3700 respectivamente. O objetivo principal é comparar as CPUs em termos de desempenho e consumo de energia quando operando como servidores HTTP Apache e NGINX. Os benchmarks obtidos indicaram que o processador ARM Tegra X1 tem marginalmente melhor desempenho, enquanto o CPU Intel x86 Pentium N3700, em termos de consumo de energia, a CPU é mais eficiente.

Biografia do Autor

Mateus da Silva, Univates

Engenharia da computação, Tecnologia da Informação, Processadores, Servidores.

Ronaldo Husemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS.

Marcelo de Gomensoro Malheiros, Univates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor efetivo da UNIVATES

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

SILVA, Mateus da; HUSEMANN, Ronaldo; MALHEIROS, Marcelo de Gomensoro. COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO DAS ARQUITETURAS SOC DE CPU ARM CORTEX A57 E INTEL X86 COMO SERVIDORES DOS SOFTWARES APACHE E NGINX. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1670. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1670. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas