AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE PRÉ-TRATAMENTO OSMÓTICO NA PRODUÇÃO DE MANGA DESIDRATADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1671

Palavras-chave:

Mangifera indica L., Desidratação osmótica, Secagem convectiva.

Resumo

A manga é uma fruta muito perecível que gera resíduos por não ser devidamente explorada industrialmente, apesar do seu alto teor de nutrientes. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as variáveis que influenciam no processo de desidratação osmótica da manga, tipo espada. Inicialmente foram empregados diferentes planejamentos experimentais, a fim de obter a melhor condição para a remoção de água da fruta através do processo de osmose. As variáveis analisadas foram, concentração de sacarose, tamanho do fruto, proporção fruto:xarope e tempo de imersão, sendo os mesmos avaliados em termos de umidade (%). A melhor condição experimental foi submetida a secagem (40 ºC e 60 ºC) com circulação de ar com velocidade constante de 3,2 m/s. A maior perda de umidade foi obtida após 14 horas de imersão, teor de sacarose 70% e tamanho de 0,5 cm e proporção fruto:xarope de 1:2 (g:mL). Os resultados das análises físico-químicas mostraram uma acentuada perda de acidez das amostras desidratadas e aumento do teor de cinzas, indicando que esse processo influencia no teor de nutrientes presentes na manga. Durante a secagem da amostra com tratamento osmótico houve uma maior perda de água do que a in natura, em ambas as temperaturas avaliadas. Dessa forma, o processo de desidratação osmótica pode ser considerado como uma alternativa para a conservação da manga espada, uma vez que é simples e capaz de reduzir a umidade inicial da manga.

Biografia do Autor

Patrícia de Paula Aragão, Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat

Graduada em Engenharia de Alimentos- Unemat; Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal e atualmente faz Doutorado em Tecnologia e Segurança Alimentar, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Raquel Aparecida Loss, Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat

Graduada em Engenharia de Alimentos (Universidade de Passo Fundo- UPF). Mestre em Engenharia de Alimentos (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC). Doutora em Engenharia de Alimentos (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres- MT.

Sumária Sousa e Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura Plena em Química (Universidade Estadual do Piauí-UESPI). Mestre em Ciências (Universidade de São Paulo-USP). Doutora em Ciências (Universidade de São Paulo-USP). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres- MT.

Sumaya Ferreira Guedes, Universidade do Estado de Mato Grosso- Unemat

Graduada em Licenciatura Plena em Química (Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT). Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar (Universidade Nova de Lisboa- Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL-FCT- Portugal). Doutora em Química (Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres- MT.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

ARAGÃO, Patrícia de Paula; LOSS, Raquel Aparecida; SILVA, Sumária Sousa e; GUEDES, Sumaya Ferreira. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE PRÉ-TRATAMENTO OSMÓTICO NA PRODUÇÃO DE MANGA DESIDRATADA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1671. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1671. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas